SÃO LUÍS - A 6ª edição da Festa da Música no Maranhão (FMM) aporta em 2024 com uma programação gratuita, diversificada e inclusiva, celebrando a riqueza musical e cultural do Brasil. A FMM se consagra como um dos projetos mais representativos do segmento no Maranhão, no que se refere à integração do ‘ecossistema musical’. O evento, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, reunirá artistas renomados e uma diversidade de gêneros musicais, com atividades no Complexo da Lagoa, ao lado da Concha Acústica, em São Luís. A FMM24 conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Equatorial Maranhão e Banco do Nordeste por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; e do Governo do Maranhão, Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é da Interart Produção Criativa e Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de São Luis (SECULT), Cerveja Dona e Amo Vinho.
No destaque da line-up do evento, a consagrada cantora e compositora maranhense Rita Benneditto será a grande homenageada da edição da festa de 2024. Com uma carreira marcada pela fusão de ritmos brasileiros, raízes afro-brasileiras e um estilo singular, Rita subirá ao palco no Complexo da Lagoa na noite de 22 de novembro para uma apresentação especial. Neste show, acompanhada pela FMM Orquestra, ela interpretará um repertório que celebra a musicalidade maranhense e suas influências espirituais e culturais, passeando por clássicos a exemplo de “Contra o Tempo”, “Lenha” “Filhos da Precisão” e “Cavaleiro de “Aruanda”.
A abertura da noite do dia 22 ficará por conta do encontro dos grupos afros GDAM e AKOMABU, trazendo o toque ancestral da cultura afro-maranhense, em celebração a semana da Consciência Negra. Em seguida, o público será contemplado com o show da banda Os Tropix, que leva a mistura de ritmos contagiantes, exaltando a música brasileira com uma pitada do tempero maranhense. O grupo, em pouco tempo de formação, vem ganhando destaque na cena musical. Na sequência, a apresentação acontecerá com as Caixeiras do Divino da Família Menezes, em uma celebração tradicional que abre o show principal da sexta-feira (22).
Na lista de convidados especiais do show da FMM Orquestra para a primeira noite de 2024, além do nome de Rita Benneditto, o público contatará com a presença de Toni Garrido que vai trazer toda a sua vibe contagiante para a festa e relembrar grandes sucessos como “A Estrada”, “Girassol” e “A Sombra da Maldade”. No time dos artistas do Maranhão, um encontro de gerações com grandes nomes a exemplo de Luciana Pinheiro, Ruaní, Santa Cruz e Milla Camões, que farão parte desse show inédito que contará com a direção musical e arranjos de Rui Mário, em performances inesquecíveis e emblemáticas, e a direção geral de Emanuel Jesus, idealizador do projeto. Para a encerrar a primeira noite, o Baile do Aconselho, com DJ Cajoh, DJ Neiva e DJ Babi animarão o público com uma mistura de sons e ritmos.
Já no segundo dia de festa, no sábado (23), a abertura da noite será por conta da DJ Gabi Leão, com uma vibe dançante. Em seguida, o show ficará com a Banda Baré de Casco, que levará músicas irreverentes e um repertório dotado de grandes clássicos em novas roupagens. Quem também fará uma apresentação especial será DJ Pedro Sobrinho, Sarah Biancci no saxofone e João Simas na guitarra, combinando música eletrônica e instrumentos ao vivo, no Show ElectroVirtuose.
Ainda na segunda noite, o público vai receber com a melhor energia o encerramento da turnê “Pra Gente Acordar”, dos Gilsons, o trio de astral e sonoridade única que vem conquistando o Brasil. O grupo é formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos de Gilberto Gil. Para encerrar o evento, o “Baile Nova Brasilis” chega com DJ Félix para reinventar clássicos da música brasileira em versões eletrônicas que transformam a pista de dança em um espaço de redescoberta cultural. O baile contará com as participações da DJ Sereia e DJ Lume.
O Complexo da Lagoa contará com uma praça de alimentação, feira criativa e espaço com acessibilidade, proporcionando aos visitantes uma experiência completa, com gastronomia e produtos artesanais locais. A FMM convida todos para essa grande celebração musical em um espaço de valorização cultural, encontro e solidariedade.
Acesso à solidariedade
A FMM 2024 dobra seu compromisso social e busca ultrapassar a meta de doações na campanha de arrecadação de alimentos. Para ter acesso a área dos shows, o público deverá realizar a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, recebendo a pulseira de acesso ao festival. A troca será realizada nos dias 21/11 (para os shows do dia 22) e 22/11 (para os shows do dia 23), das 16h às 19h, na bilheteria da Concha da Lagoa, permitindo até duas pulseiras por pessoa.
Música, conhecimento e sustentabilidade
Foram realizados painéis sobre música, produção e empreendedorismo destinados a profissionais da música e do setor de eventos, além de atividades socioculturais para crianças e jovens no Estaleiro Escola. Toda a arrecadação dos dois dias de shows na Lagoa será destinada às famílias da comunidade do Sítio do Tamancão e áreas adjacentes (Itaqui Bacanga).
Prêmio Papete 2024
A noite de abertura da FMM será marcada pela cerimônia do “Prêmio Papete” 2024, no dia 21 de novembro. A cerimônia é realizada para homenageados, imprensa e convidados. O evento homenageia artistas e grupos que vem abrindo caminhos, além daqueles que estão chegando e se destacando na cena. A premiação contará com um show especial da “FMM Orquestra e convidados”.
O Prêmio Papete expressa a valorização e o resgate da memória musical do estado, inserido na programação da Festa da Música no Maranhão. Sem caráter competitivo, a finalidade da premiação é reconhecer a contribuição dos artistas, grupos, instituições e iniciativas de fomento e difusão, tendo como referência o cantor, compositor e percussionista da cidade de Bacabal, “Papete”.
Papete foi um pioneiro da música e da cultura popular no Maranhão e que tem o seu trabalho reverenciado no cenário musical. A premiação destaca uma conexão com a cena atual da música brasileira, reiterando não só o trabalho de novos artistas, grupos e bandas, como projetos de valorização e fomento da música no Maranhão.
Continua após a publicidade..
Em 2024 serão mais de 30 homenageados que receberão o mérito cultural. A estatueta da premiação é uma obra de arte assinada pelo artista plástico maranhense, Eduardo Sereno. Na curadoria do prêmio estão: Josias Sobrinho, cantor e compositor, os jornalistas, radialistas e pesquisadores musicais Gilberto Mineiro e Pedro Sobrinho e o curador convidado Vinaa, cantor, compositor, pesquisador e produtor cultural.
Programação - Complexo da Lagoa (Área externa ao lado da Concha)
22 de novembro (sexta-feira)
19h30 – Abertura com o encontro dos grupos afros GDAM e AKOMABU, trazendo o toque ancestral da cultura afro-maranhense, na semana da Consciência Negra.
20h30 – Show da banda Os Tropix, com suas misturas de ritmos contagiantes.
22h – Apresentação das Caixeiras do Divino da Família Menezes, em uma celebração tradicional que abre o show principal.
22h20 – FMM Orquestra convida Rita Benneditto (homenageada de 2024), Toni Garrido, Luciana Pinheiro, Ruaní, Santa Cruz e Milla Camões, com direção e arranjos de Rui Mário. Esta será uma noite inesquecível, com um show especial e performances emblemáticas. Arranjos e direção: Rui Mário
00h – Baile do Aconselho, com DJ Cajoh, DJ Neiva e DJ Babi animando o público com uma mistura de sons e ritmos.
23 de novembro (sábado)
19h30 – Apresentação de DJ Gabi Leão, abrindo a noite com uma vibe dançante.
20h30 – Banda Baré de Casco, trazendo um repertório de músicas tradicionais.
22h – ElectroVirtuose – Show com DJ Pedro Sobrinho, Sarah Biancci no saxofone e João Simas na guitarra, combinando música eletrônica e instrumentos ao vivo.
23h – Show dos Gilsons, em um momento de conexão com o público maranhense.
00h30 – Baile Nova Brasilis com DJ Félix, acompanhado das convidadas DJ Sereia e DJ Lume, para encerrar a programação com a reinvenção de clássicos da música brasileira em versões eletrônicas que transformam a pista de dança em um espaço de redescoberta cultural.
Saiba Mais
- Festa da Música no Maranhão 2024 transforma a Lagoa da Jansen em palco da brasilidade e celebração cultural
- Festa da Música no Maranhão de 2024 recebe Gilsons neste sábado (23)
- Prêmio Papete 2024 consagra talentos e reforça a grandiosidade da música no Maranhão
- Prêmio Papete 2023 homenageia 36 artistas do Maranhão com participação da “Marrom”
- Festa da Música no Maranhão chega a sua 5ª edição com show especial de Alcione
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira