PH: José Carlos Salgueiro recebe na Casa Almendra
E mais: Encontro de Trump e Biden
O celular nas salas de aula
Passou da hora de o Maranhão discutir com seriedade um tema que está na pauta das escolas há muito tempo, mas falta respaldo aos diretores e professores de colégios públicos para encará-lo: o uso indevido do celular nas salas de aula.
Se os alunos usassem o celular para pesquisar, orientados pelos professores, como ocorre em algumas escolas, a discussão seria desnecessária. Mas a realidade é outra.
Pais, mães e professores estão assustados com a concorrência das redes sociais e agora dos jogos online pela atenção dos alunos.
O celular nas salas de aula...2
Escolas privadas do Maranhão estão aos poucos adotando regras mais rígidas em relação ao uso de celulares e tablets que não sejam para atividades pedagógicas.
O problema é particularmente grave nos últimos anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Uma das explicações para o baixo rendimento nas escolas, expresso no Ideb e em diferentes testes de avaliação, vem sendo atribuído à concorrência com o TikTok, o Instagram, o WhatsApp e outras redes que meninos e meninas preferem frequentar em vez de prestar atenção ao que diz o professor.
O celular nas salas de aula...3
O vício em telas começa cada vez mais cedo. E preocupa os especialistas no Brasil e no Exterior, diante do risco de formação de gerações sem senso crítico, incapazes de ler e de compreender textos mais longos.
Isso sem contar a desinformação que circula nas redes, os erros de grafia das palavras, a facilidade para fazer bullying com os colegas.
Em São Paulo, onde a Assembleia proibiu o uso do celular em sala de aula, as escolas públicas e boa parte das particulares já adotam restrições.
O Maranhão precisa fazer alguma coisa antes que seja tarde.
Mãos que acolhem
Eis uma campanha que merece o nosso apoio e aplauso é a que a Vara Especial do Idoso e de Registros Públicos está fazendo para recolher material para ser doado ao Asilo de Mendicidade de São Luís.
A campanha começou no dia 11 e se estenderá até o dia 30 deste mês.
Trata-se de uma campanha solidária com o objetivo de contribuir para o acolhimento e assistência a pessoas idosas.
Mãos que acolhem...2
A campanha lançada pela juíza Lorena Rodrigues Brandão, titular da Vara do Idoso, visa arrecadar material de higiene pessoal para uso das pessoas idosas assistidas e de material de limpeza, para uso do asilo na manutenção da casa.
O material de higiene pessoal inclui colônia (tubo plástico), fralda geriátrica (C e XG), luvas de procedimentos (G), sabonete líquido, xampu e condicionador e hidratante. Para contribuir com material de limpeza, podem ser doados: água sanitária; desinfetante, papel higiênico, sabão em pó, e saco de lixo (100 e 200 litros, reforçado).
Os materiais podem ser entregues na secretaria judicial da Vara Especial do Idoso, localizada no 4º andar do Fórum “Desembargador Sarney Costa”, no Calhau.
Mãos que acolhem...3
Segundo informações do Asilo de Mendicidade, o custo unitário para manter uma pessoa idosa no Asilo de Mendicidade é de R$ 6 mil, valor que inclui despesas com moradia, alimentação, medicamentos e assistência médica.
Doações em dinheiro podem ser feitas pelo sistema pix do Asilo de Mendicidade (CNPJ: 06296099/0001-05).
Para projetos sociais e trabalho voluntário, a pessoa interessada em colaborar pode entrar em contato através do celular (98) 98864-1119.
A entrega do material que for arrecadado para o Asilo de Mendicidade está prevista para o dia 5 de dezembro.
DE RELANCE
Encontro de Trump e Biden
Uma semana após a vitória contundente na eleição dos Estados Unidos, Donald Trump voltou à Casa Branca ontem para um encontro com o atual presidente Joe Biden.
Continua após a publicidade..
Foi a primeira visita de Trump à sede do governo desde que deixou o cargo, em 2021.
A reunião, que o próprio Trump se recusou a fazer em 2020 quando perdeu a eleição, simboliza a transferência pacífica de poder e marca o início da transição entre gestões.
No Salão Oval, Biden parabenizou Trump e disse que espera uma transição “suave”.
– O mundo político é difícil, mas é um mundo bom hoje e a transição vai ser tranquila. Agradeço muito isso, Joe – disse Trump.
Musk no governo
Na véspera, Trump já havia anunciado que o bilionário Elon Musk, dono da Tesla, do X e da SpaceX e um de seus principais financiadores de campanha, será chefe do Departamento de Eficiência Governamental.
Segundo o comunicado, o órgão terá como objetivos reduzir a burocracia, eliminar regulamentações excessivas e cortar gastos desnecessários.
Feira InVestir Maranhão
A InVestir Maranhão 2024 será realizada em São Luís, nos dias 21 e 22 de novembro, consolidando-se como um dos maiores eventos de moda e negócios do setor de vestuário no Maranhão.
A feira é promovida pelo Sindicato das Indústrias de Malharias e de Confecções do Maranhão (Sindvest), com a correalização da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e apoio do Sebrae.
E reunirá importantes marcas, estilistas e fornecedores locais, com o objetivo de fortalecer a moda maranhense e contribuir para o desenvolvimento econômico do setor.
Feira InVestir Maranhão...2
Durante o evento, que acontece no espaço do Multicenter Negócios e Eventos, a programação incluirá uma ampla gama de atividades, como rodadas de negócios, desfiles de moda no Maranhão Fashion Week e workshops voltados para o aprimoramento profissional de cerca de 200 participantes.
Com a presença de mais de 60 marcas regionais e 26 expositores, a feira promete conectar a cadeia produtiva do vestuário com o público consumidor, incentivando a produção local e gerando novas parcerias industriais e comerciais.
Um dos destaques da InVestir serão os workshops técnicos com metodologias ativas, que abordarão temas como customização de ecobags e camisetas, além de técnicas inovadoras de bordado
Para gravar na pedra:
“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”. De Santo Agostinho
TRIVIAL VARIADO
A escritora Ceres Costa Fernandes foi uma das pessoas agraciadas em Guimarães com a Medalha Maria Firmina. Viagem de ferry-boat. Lautos almoços com patos e peixes fritos e alguns kilos a mais.
Visitas foram feitas a lugares relativos à vida de Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista negra do Brasil.
Débitos: Febraban e Serasa firmam parceria para renegociação de dívidas. Descontos de até 99% serão oferecidos até 29 de novembro.
Um tribunal argentino confirmou ontem a condenação a seis anos de prisão e inabilitação para exercer cargos públicos para a ex-presidente Cristina Kirchner.
A decisão é referente a um caso de corrupção, cuja pena a ex-presidente não cumprirá até que a Suprema Corte do país se pronuncie.
Cultura: Brasil atinge número recorde de salas de cinema ativas, com 3.481 espaços em funcionamento em todo o país. São Paulo lidera.
A Câmara dos Deputados realiza hoje, a partir das 15h30, audiência pública para debater a instituição do Dia Nacional da Regularização Fundiária.
A data anual será comemorada em 5 de outubro, em referência à promulgação da Constituição Brasileira de 1988, quando foram inseridos dispositivos específicos sobre política agrícola e reforma agrária.
Saldo negativo: entre janeiro e setembro de 2024, as estatais federais registraram déficit de R$ 4,18 bi. Números não consideram a Petrobras.
Pix no WhatsApp: PicPay desenvolve assistente virtual que identifica dados e automatiza transferências a partir das mensagens do usuário.
De 25 a 29 de novembro será realizada, em todo o País, a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, uma espécie de mutirão para julgar ações relacionadas a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de casos de feminicídio.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.