SÃO LUÍS - A primeira edição da Mostra de Cinema Infantojuvenil da Ilha anuncia sua programação aberta ao público, oferecendo uma experiência cinematográfica gratuita nos dias 10 e 11 de outubro, no Cinema Sesc Deodoro, em São Luís. As sessões terão início às 18h30 em ambos os dias, e os ingressos serão disponibilizados gratuitamente na bilheteria do cinema. O local está sujeito a lotação. Além disso, o público poderá desfrutar de pipoca e refrigerante, também distribuídos gratuitamente.
Ao longo da mostra, serão exibidos 10 filmes infantojuvenis inéditos no Maranhão. As obras trazem crianças e adolescentes como protagonistas em narrativas que abordam temas fundamentais e contemporâneos, como sustentabilidade, preservação ambiental, questões raciais, identidade de gênero e sexualidade, além de bullying e vivências nas periferias e comunidades ribeirinhas. A seleção dos filmes foi cuidadosamente realizada por uma curadoria especializada, composta pelos cineastas Gabriel Marques, Jessica Lauane e George Pedrosa.
A Mostra de Cinema Infantojuvenil da Ilha se destaca não apenas pela relevância de seu conteúdo, mas também pelo compromisso com a inclusão. Todas as sessões contarão com LSE (Legendagem para Surdos e Ensurdecidos) e intérpretes de Libras, além de acessibilidade física garantida por rampas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs).
"Cresci consumindo muito conteúdo audiovisual pela televisão e locadoras, mas por muito tempo não tive acesso a uma sala de cinema, principalmente por motivos financeiros. A Mostra de Cinema Infantojuvenil da Ilha nasceu do desejo de democratizar essa experiência, especialmente para crianças, e ao mesmo tempo promover debates sobre temas que podem ser explorados em sala de aula e em casa." destaca Gabriel Marques, cineasta e idealizador da Mostra.
Continua após a publicidade..
A equipe organizadora da mostra é composta por profissionais experientes, que já foram responsáveis por eventos como a Mostra Cine Desterro, realizada em janeiro de 2023, no Centro Cultural Vale Maranhão. Essa mostra reuniu aproximadamente 150 pessoas, entre crianças, jovens, idosos e entusiastas do cinema, demonstrando o sucesso e a receptividade das ações voltadas para o público maranhense.
Veja a programação completa:
Dia 10/10 (Quinta-feira):
“Malu e a Máquina”, de Ana Luíza Meneses (DF)
“Juze”, de Raquel Garcia (CE)
“Vellozia”, de Pedro de Castro Guimarães (GO)
“Palavra Grande”, de Manoela Ziggiatti (CE)
“Capitão Tocha”, de Matheus Amorim (GO)
“Caminho dos Gigantes”, de Alois Di Leo (SP)
Dia 11/10 (Sexta-feira):
“Lapso”, de Caroline Cavalcanti (MG)
“Ana Cecília”, de Julia Regis (RS)
“Cavaram Uma Cova em Meu Coração”, de Ulisses Arthur (AL)
“Infantaria”, de Laís Santos Araújo (AL)
Saiba Mais
- Mostra de Cinema Negro Zózimo Bulbul comemora 17 anos
- Mostra de Cinema Infantojuvenil da Ilha acontece em São Luís, de 10 a 11 de outubro
- Mostra Novo Cinema Maranhense abre inscrições para quinta edição
- Mostra traz filmes de 24 países sobre questões ambientais e sociais
- IFMA realiza mostra “Mermã, vamos ao cinema!” dias 25 e 26 de abril
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira