Publicação

Maranhão é exemplo em livro sobre educação pública

Cooperação entre municípios maranhenses é referência para que gestores municipais se preparem para transição de governo.

Evandro Júnior / Na Mira

Livro “Transição de Gestão na Secretaria de Educação” (Foto: Saulo Cruz)

Em outubro, 5.569 municípios no Brasil vão eleger prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Entre as várias etapas do do complexo sistema eleitoral brasileiro, destaca-se a fase de transição de governo, que ocorre ao final de um mandato e no início do próximo. 

Para auxiliar gestores públicos nesse desafio, o Instituto Positivo lançou  o livro “Transição de Gestão na Secretaria de Educação” com recomendações para evitar a descontinuidade administrativa na esfera educacional. 

A obra é escrita pelo doutorando em Políticas Educacionais, Carlos Eduardo Sanches, pelo presidente do Instituto Rui Barbosa e corregedor do Tribunal de Contas do Ceará, Edilberto Carlos Pontes Lima, e pela doutora em Educação, Maíra Weber, com prefácio do doutor em Ciências Políticas, professor e pesquisador da FGV-SP, Fernando Abrucio.

Organizada pelo Instituto Positivo, uma instituição sem fins lucrativos mantida pelo Grupo Positivo, e pela Rede de Arranjos de Desenvolvimento da Educação do Brasil — grupo que reúne educadores e Dirigentes Municipais de Educação que lideram os Arranjos de Desenvolvimento do Brasil (ADEs) —, em parceria com o Instituto Rui Barbosa, a casa do conhecimento dos Tribunais de Contas, a obra contou com o apoio da Aprende Brasil Educação. O livro está disponível on-line e de forma gratuita no site institutopositivo.com.br

ADEs do Maranhão somam quase 50 municípios 

Continua após a publicidade..

A contribuição dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) do Maranhão para o livro é um exemplo de sucesso. O estado dispõe de quatro ADEs: Alto Turi, Balaios, Adera e Guarás, sendo este último o mais antigo. Juntos, eles representam quase 50 municípios que buscam uma Educação de qualidade para suas regiões. 

Para as eleições de 2024, o ADE Adera está traçando uma nova estratégia de transição para garantir a continuidade e a eficácia dos trabalhos educacionais na região, baseando-se nas ações e experiências anteriores. Segundo Karla Janys Nascimento, líder do ADE e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Maranhão, entre as principais medidas, estão o fortalecimento da governança; o engajamento coletivo; o planejamento de metas; as parcerias e colaborações; a comunicação e visibilidade; a formação continuada; e a transparência e participação. "Essas medidas têm como objetivo assegurar que a transição política não interrompa os avanços educacionais alcançados e que o ADERA continue a promover uma Educação de qualidade para todos os municípios envolvidos”, ressalta a líder do ADE. 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.