Troca de Ideia

"Onça Pra Tambor é uma fusão ancestral com o Rap", diz Ikaro

O beatmaker e rapper ludovicense, residente no Rio de Janeiro, Ikaro disse que o single é uma homenagem sincera, nascida de uma vivência profunda com o tambor de crioula

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 01/10/2024 às 21h53
Ikaro lançando single no Plugado, na Mirante FM (ikaro)

Ao participar do quadro TROCA DE IDEIA na noite desta segunda-feira (30/9), no PLUGADO NA MIRANTE FM, o músico ludovicense IKARO, residente no RIO DE JANEIRO, diz voltar às suas próprias raízes e identidade cultural ao lançar ONÇA PRA TAMBOR, um single que estabelece conexão vibrante entre o tambor de crioula do Mestre Felipe e o Rap.

“É uma homenagem sincera, nascida de uma vivência profunda que está gravada em minha memória. A cultura do tambor de crioula permanece viva, transmitida de geração em geração, assim como o hip hop perpetua artistas através do sample, eternizando suas obras e muitas vezes trazendo-os “de volta à vida”, diz Ikaro.

Perfil

Ikaro é formado em Produção Fonográfica, compositor, beatmaker, cantor e multi-instrumentista, atualmente, mora em Petrópolis (RJ).

A música ONÇA PRA TAMBOR está disponível em todas as plataformas digitais, com clipe no canal do YouTube. É pra ouvir sem parar!

Continua após a publicidade..

O couro come 

De matriz afro-brasileira, o tambor de crioula é uma manifestação popular genuinamente maranhense, cujas características marcantes são diferenciadas no canto, toque e dança, além da devoção lúdico-religiosa dos brincantes, dedicada ao santo protetor, São Benedito.

São três tambores afinados a fogo, cada um tem uma função rítmica, em solos, tempos e contratempos, mais o canto cadenciado nas toadas de versos e improvisos; a punga e o baiar das saias, tudo girando na grande roda de coreiras e coreiros.

O som fascina e se torna super contemporâneo quando se junta aos beats e bases eletrônicas, formando uma estética totalmente inovadora para contagiar todas as pistas do mundo.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.