PH: Sarney será homenageado na AML
E mais: O grande baile de outubro
Sarney será homenageado na AML
As Academias de Letras do Maranhão e de Minas Gerais realizarão em São Luís, no dia 19 de novembro, às 19h, sessão solene para celebrar os 35 anos de criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, passo inicial para o surgimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A celebração foi confirmada esta semana em visita do presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo, ao escritor e ex-presidente da República José Sarney, decano da AML.
O evento, que contará com a participação da Embaixada de Portugal no Brasil, será realizado na sede da Academia Maranhense de Letras e a programação contempla homenagem especial a José Sarney, Mário Soares (presidente de Portugal entre 1986 e 1996) e José Aparecido de Oliveira (embaixador do Brasil em Portugal no Governo Sarney), os dois últimos in memoriam.
Lançamento de livro
Na mesma noite será lançado o livro “Nos 25 anos da CPLP – Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza”, compilação de artigos organizada por Lauro Barbosa da Silva Moreira e Rogério Faria Tavares.
Por iniciativa do então presidente da República José Sarney e do embaixador do Brasil em Portugal, José Aparecido Oliveira, São Luís foi palco, em novembro de 1989, do primeiro encontro de chefes de Estado e de Governo do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, que oficializou a criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa.
Como resultado desse encontro, em 1996 fora constituída a CPLP, uma organização internacional que congrega países lusófonos, cujo objetivo é o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros.
A população dos países membros da entidade soma aproximadamente 270 milhões de pessoas.
“A homenagem é o reconhecimento das Academias de Letras do Maranhão e de Minas ao importante trabalho de Sarney, Mário Soares e José Aparecido pela valorização da língua portuguesa e pela integração dos países lusófonos. Sem eles, não haveria CPLP”, disse o presidente da AML.
Falsas equivalências de Lula na ONU
Em seu discurso, esta semana, na ONU, Lula acertou o tom ao considerar o massacre de 7 de outubro de 2023 em Israel como um “ataque terrorista” – algo que o presidente tinha dificuldade em admitir publicamente nas primeiras semanas pós-atentado. Dessa vez, acertou.
Errou, no entanto, na sequência, ao afirmar que a ação gerou “uma punição coletiva de todo o povo palestino”.
O presidente caiu na armadilha das falsas equivalências. A operação israelense iniciada em 7 de outubro mira a organização terrorista Hamas, não o povo palestino da Faixa de Gaza nem a população da Cisjordânia, ainda que, infelizmente, haja grande número de mortos civis.
– O que começou como ação terrorista de fanáticos contra civis israelenses inocentes, tornou-se punição coletiva de todo o povo palestino. São mais de 40 mil vítimas fatais, em sua maioria mulheres e crianças. O direito de defesa transformou-se no direito de vingança, que impede um acordo para a liberação de reféns e adia o cessar-fogo – disse Lula na ONU.
A grande decepção do discurso, entretanto, ficou por conta de sua fala sobre os incêndios que destroem Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Faltou um mea culpa em relação à catástrofe ambiental em andamento.
Crítica velada
Houve uma alfinetada velada ao dono do X, Elon Musk, quando o presidente referiu-se à democracia e à liberdade de expressão.
– O futuro de nossa região passa, sobretudo, por construir um Estado que enfrenta todas as formas de discriminação. Que não se intimida ante indivíduos, corporações ou plataformas digitais que se julgam acima da lei –enfatizou.
Muito bem
No discurso de Lula, houve dois pontos altos: a crítica ao fato de nunca na história da ONU o cargo de secretário-geral ter sido exercido por uma mulher; e uma contumaz defesa da reforma do Conselho de Segurança da ONU, que, como se vê nos recentes conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, é incapaz de cumprir o papel para o qual foi criado: evitar a guerra.
– Estamos chegando ao final do primeiro quarto do século 21 com as Nações Unidas cada vez mais esvaziada e paralisada. Não bastam ajustes pontuais. Precisamos contemplar uma ampla revisão da Carta – afirmou.
Senna na Netflix
A Netflix divulgou ontem, dia 25/09, as primeiras imagens dos principais personagens de Senna, série que estreia no dia 29 de novembro.
As fotos inéditas mostram Gabriel Leone na pose clássica de Ayrton Senna (1960-1994) com o macacão vermelho segurando o seu tradicional capacete verde e amarelo, além de figuras marcantes na vida do piloto de Fórmula 1, como seu principal rival nas pistas, Alain Prost, interpretado pelo ator Matt Mella, e algumas de suas namoradas: Xuxa (vivida por Pâmela Tomé) e Adriane Galisteu (Julia Foti).
O elenco inclui Camila Márdila, como Viviane Senna, Hugo Bonemer, na pele de Nelson Piquet, e Gabriel Louchard, que encarna Galvão Bueno.
Senna na Netflix...2
Com seis episódios, a minissérie é a primeira obra de ficção sobre o ídolo do esporte brasileiro, tema de um documentário dirigido por Asif Kapadia, Senna (2010, disponível na Netflix), premiado no Festival de Sundance e no Bafta, da Academia Britânica.
A trama começa com o início da carreira automobilística do futuro tricampeão de F1, do kart à sua mudança para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, e segue até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino.
DE RELANCE
O grande baile de outubro
O baile que irá celebrar os 55 anos de colunismo social deste Repórter PH com uma noite de gala nos salões do Blue Tree Towers Hotel São Luís, no Calhau, virou, sem qualquer dúvida, o assunto mais comentado nas rodas sociais da cidade.
Todos querem saber detalhes do evento que, pelo charme e glamour de que se reveste, promete ser o mais elegante do final deste ano na capital maranhense.
A programação musical é inspirada nos embalos dos anos 80 do século passado, década que foi marcada pelos sucessos “dance” das grandes divas da música popular que invadiram as pistas de dança de casas noturnas do mundo inteiro.
Uma diva brasileira dos tempos modernos, depois de uma longa temporada cantando nas noites de Nova York, deverá ser uma das surpresas da noite. Ela virá cantar os sucessos das cantoras que marcaram a era disco.
E para completar teremos no palco dois DJs de prestígio nacional que irão se revezar pilotando as pick-ups com as músicas que marcaram aquela década no mundo.
Continua após a publicidade..
Uma voz além do tempo
Racismo, escravidão, violência, religiosidade, ancestralidade e a mulher são alguns dos temas centrais debatidos e refletidos no espetáculo “Maria Firmina dos Reis – Uma voz além do tempo”, encenado pela atriz maranhense Júlia Martins, do Núcleo Atmosfera (MA).
A peça é um dos destaques da etapa final do Festival Palco Giratório 2024 no Maranhão (que ocorre pela primeira vez no formato no estado).
Com sessão prevista para esta sexta-feira (27), às 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, o espetáculo é uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro-brasileira da história: Maria Firmina dos Reis.
Uma voz além do tempo...2
Em paralelo à vida da literata, a atriz traz a sua história e de outras mulheres e homens negros que se unem à luta de Maria Firmina dos Reis, construindo assim um elo afirmativo da força da mulher negra que resistiu e segue resistindo diariamente contra o racismo estrutural presente em pleno século XXI.
A entrada para o espetáculo, assim como para as demais atrações do festival, é gratuita por meio do ingresso solidário: o público é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível, direcionado a instituições sociais atendidas pelo Programa Sesc Mesa Brasil.
Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no espaço de cada apresentação.
A gente não quer só comida
O discurso sobre alimentação saudável venceu. Hoje é difícil comer sem pensar se o alimento faz bem, se o prato está equilibrado, se você é um bom menino – que merece sobremesa –, caso coma vegetais de todas as cores.
Lembra quando foi sua última feijoada sem culpa? Ou seu último pudim da inocência?
A questão é incontornável, necessitamos de uma educação nutricional mínima. A maioria das doenças é consequência direta de alimentar-se mal, aliadas ao sedentarismo.
Ainda, ser jovem é ter um corpo de borracha, um estômago de avestruz e um fígado de aço. Mas um dia, antes do que gostaríamos, o corpo avisa que a idade da salada chegou.
Confusão nas redes sociais
Após a notícia do mandado de prisão contra o cantor Gusttavo Lima tomar conta das redes sociais desde a última segunda-feira (23), diversos internautas ficaram confusos ao ver que o pedido emitido pela juíza Andrea Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, estava direcionado à Nivaldo Batista Lima.
Foi então que o verdadeiro nome do artista virou tópico.
O que poucos sabem é que durante a sua carreira, o cantor sertanejo passou por uma transformação significativa em sua identidade artística. Antes de adotar o nome pelo qual ficou conhecido, Lima se apresentava com seu nome de batismo, Nivaldo, em bares de sua cidade natal, Patos de Minas (MG), durante a adolescência. Segundo entrevista que concedeu à Globo, ele adotou o nome Gusttavo, apenas em 2006, quando fez dupla sertaneja com um amigo chamado Alessandro.
Confusão nas redes sociais...2
De acordo com o cantor, a sonoridade “Nivaldo e Alessandro” não combinava. Após receberem críticas, “Gustavo” surgiu.
Após o fim da dupla, ele resolveu manter o nome artístico, adicionando um “t” a mais na grafia.
“Já existia um cantor chamado Gustavo Lima na Argentina, se não me engano. Aí não daria para fazer algumas questões comerciais, além de, claro, as redes sociais. Colocamos um 'T' a mais e deu tudo certo”, contou ele à Globo.
Na última terça-feira (24), Lima teve a prisão preventiva revogada. O artista não chegou a ser preso, pois estava em Miami, na Flórida, nos Estados Unidos, no momento em que a ordem foi emitida.
Cooperação Judiciária
O Tribunal de Justiça do Estado vai realizar o V Encontro Estadual sobre Precedentes Qualificados, no dia 18 de outubro, com a temática “Precedentes, Cooperação Judiciária e Boas Práticas”.
O evento será de forma presencial, no Auditório Madalena Serejo, do Fórum Desembargador Sarney Costa, localizado no bairro do Calhau, e de forma on-line.
O Encontro Estadual contará com atores da Justiça de diversos Estados como palestrantes. Serão destacados durante as apresentações, os benefícios, os instrumentos processuais e as práticas a serem utilizadas por meio da cooperação judiciária.
Magistrados, magistradas, servidoras e servidores do Poder Judiciário maranhense, advogados e demais operadores do Direito, terão a oportunidade de conhecer melhor sobre a Cooperação Judiciária,
Para gravar na pedra:
“Quando aprendemos a sorrir para a vida, nada nem ninguém consegue nos roubar a alegria de viver!”
TRIVIAL VARIADO
Associações do setor aéreo publicaram uma nota, na terça-feira (24), informando que a categoria precisa de no mínimo 180 dias para adaptação ao horário de verão, caso o governo federal aprove o retorno da medida, que está suspensa desde 2019.
Em tempo: no texto, divulgado no site da Associação das Empresas Aéreas (Abear), as entidades destacam os “impactos na operação e logística do transporte aéreo caso a medida seja adotada imediatamente”.
Já está circulando o pedido de “Salve a data” de 16 de novembro, que antecede o convite para a comemoração dos 90 anos de Niêde Lima Buhatem, uma das senhoras mais queridas e admiradas da sociedade maranhense.
Plataforma bloqueada: o governo apura a volta temporária do X e pode pedir a cassação da Starlink, disse o ministro maranhense Juscelino Filho.
Horário de verão: a economia com a medida pode chegar a R$ 400 milhões em cinco meses, avalia o Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Com um jantar no restaurante Cabana do Sol da Avenida Litorânea, na noite de ontem, foi comemorada a nova idade – 52 anos – do juiz Rogério Randon, organizado por sua esposa, a também juíza Gisele Rondon. Voltarei ao assunto, com fotos.
Saiba quem disputa as eleições em São Luís.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira