Relações étnico-raciais

Livro aborda estratégias para um ambiente escolar mais igualitário

'Relações étnico-raciais na educação física escolar' surge da vivência da professora da educação básica Francine Cruz.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro (Foto: Divulgação)

Pesquisadora das relações étnico-raciais há dez anos, autora de livros na área de Educação Física e doutoranda em Educação, Francine Cruz agora publica uma obra interdisciplinar para incentivar educadores a trabalharem por ambientes educacionais mais equitativos. 

‘Relações étnico-raciais na educação física escolar’ surge da vivência da também professora da educação básica, que não poucas vezes presenciou situações extremas de preconceito manifestadas no ambiente escolar.

O ensino da história e cultura afro-brasileira é obrigatório nas escolas do país, explica Francine, mas, ainda assim, muitos professores se sentem inseguros e despreparados para abordarem a temática. Para preencher esta lacuna, o livro chega para ser material de consulta, com conceitos teóricos e sugestões de práticas pedagógicas.

Licenciada em Educação Física, a autora divide a obra em duas partes. Enquanto na primeira revisita historicamente diversas abordagens de ensino e as mudanças teóricas ocorridas ao longo do tempo, na segunda apresenta propostas de atividades práticas que podem ser incorporadas às aulas de diversas disciplinas. Descreve mais de 20 jogos, brincadeiras, esportes, danças e lutas da cultura nacional com influência africana, para enriquecer as experiências dos estudantes na escola.

Organizadas de maneira eclética, as atividades têm o propósito de equilibrar vivências práticas e reflexões para que os professores atuem na inserção e mediação das discussões a respeito das relações étnico-raciais no cotidiano. “Acredito numa educação inclusiva e podemos mudar essa realidade; a filósofa Angela Davis já dizia que ‘numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista’”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.