Inclusão em indicação ao Oscar

Família de Lupicínio quer reparar injustiça histórica

"Se Acaso Você Chegasse", um dos maiores sucessos do cantor e compositor, fez parte da trilha sonora do filme norte-americano "Dançarina Loura".

Evandro Júnior / Na Mira

Lupicínio Rodrigues (Foto: Divulgação)

A família do cantor Lupicínio Rodrigues (1914-1974) tenta reparar o que considera uma injustiça. Em carta enviada à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o filho de Lupicínio pede que seu nome seja incluído entre os indicados ao Oscar de 1945, na categoria de melhor trilha sonora.

É que "Se Acaso Você Chegasse", um dos maiores sucessos do cantor e compositor, fez parte da trilha sonora do filme norte-americano "Dançarina Loura" (em inglês, "Lady Let’s Dance"), do diretor Frank Woodruff, lançado em 1944. 

Na premiação do ano seguinte, o longa-metragem concorreu à estatueta de melhor trilha sonora. No entanto, Lupicínio não foi citado nem nos créditos do filme, nem durante a premiação.

O caso foi descoberto durante a produção de "Lupicínio Rodrigues, Confissões de um Sofredor" documentário dirigido por Alfredo Manevy e lançado em 2022. De acordo com a pesquisa, Lupi, como era conhecido, chegou a assistir ao filme e ficou lisonjeado com o uso de sua composição.

 

"É motivo de incompreensão para nós que a contribuição do compositor Lupicínio Rodrigues segue, em pleno ano de 2023, passados mais de setenta e sete anos, sem o devido reconhecimento desta prestigiosa organização de Hollywood referente à autoria e participação na trilha sonora indicada ao Oscar, mesmo sendo um direito inalienável e irrenunciável", diz a carta assinada por Lupicínio Rodrigues Filho e enviada à Academia. Leia o texto completo abaixo.

O caso foi descoberto durante a produção de "Lupicínio Rodrigues, Confissões de um S

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.