Carnaval 2023

De turmas a escolas de samba: veja como foi o terceiro dia de desfiles na Passarela do Samba em São Luís

Duas turmas de samba e quatro escolas desfilaram e espalharam alegria na Passarela do Samba de São Luís nesse domingo (19).

Anne Cascaes / Na Mira

Atualizada em 20/02/2023 às 07h03
Terceiro dia de desfiles na Passarela do Samba de São Luís lotou a arquibancada. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O terceiro dia do Carnaval promovido pela prefeitura de São Luís na Passarela do Samba, no Anel Viário, teve desfiles de turmas e escolas de samba tradicionais da cidade que fizeram a alegria do público que esteve presente para acompanhar a festa.

A turma de samba Fuzileiros da Fuzarca marcaram o início dos desfiles da noite desse domingo (19). (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Abrindo a programação desse domingo (19), as turmas de samba Fuzileiros da Fuzarca e Ritmistas do São José de Ribamar cruzaram a passarela com muita alegria para fazer jus ao público que, apesar da chuva, não deixou de presenciar os desfiles.

O grupo Ritmistas do São José de Ribamar animou o público com seu desfile na passarela. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Além das turmas de samba, a noite de desfiles teve em sua programação quatro escolas de samba: Túnel do Sacavém, Terrestre do Samba, Marambaia e Favela do Samba. A primeira escola a desfilar, Túnel do Sacavém, celebrou o carnaval ao som do samba-enredo com elaborado em homenagem ao arquiteto Luiz Phelipe Andres, que morreu em 2021. O arquiteto possui grande representatividade para a cultura ludovicense, já que se dedicou pessoal profissionalmente ao Patrimônio Histórico de São Luís, além de ser o criador do Estaleiro Escola do Sítio Tamancão.

O arquiteto que se dedicou ao patrimônio histórico de São Luís foi o homenageado da escola Túnel do Sacavém.  (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

"O nosso enredo é uma forma que achamos de homenageá-lo porque era um cara apaixonado pela cultura maranhense e muito importante para a conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Embora sendo um mineiro, ele era apaixonado por São Luís", contou o compositor dos sambas e intérprete oficial do Túnel do Sacavém, Allysson Ribeiro.

Em seguida, foi a vez da escola Terrestre do Samba espalhar seu brilho na passarela. O tema de 2023 escolhido pela escola foi “O Poder da Criação”. Ao longo do desfile, o grupo trouxe elementos que se relacionam com a história desde a criação até a modernização do homem, trabalhando temáticas como internet e redes sociais.

Carro alegórico da escola Terrestre do Samba desfila pela passarela. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

"Para nós, voltar à passarela é muita alegria, após dois anos. Quem ama o carnaval, como nós da Terrestre do Samba, fez falta até demais", destacou o diretor da escola, Benedito Bulhões.

A Marambaia, por sua vez, estampou mensagens e interpretações contra a intolerância religiosa e homenageou o fundador da Casa Fanti Ashanti, Pai Euclides. Com quatro carros alegóricos desfilando pela passarela, a escola de samba reforçou a importância da liberdade religiosa.

A Marambaia contou com cerca de de 1600 integrantes foliões em seu desfile na passarela. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

“A Marambaia está preparada e está indo com quatro carros alegóricos, um tripé na comissão de frente, 17 alas, 120 pessoas na bateria num total de contingente de 1600 integrantes foliões, que vão dar o sangue para sermos bicampeões”, afirmou Dennys Melodia, que é carnavalesco, compositor e mestre de bateria da Marambaia.

A Favela do Samba foi a última escola a desfilar, e contagiou o público do início ao fim. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

O encerramento da noite de desfiles das escolas ficou como missão para a Favela do Samba. E já que 'missão dada, é missão cumprida, os integrantes da escola trabalharam importantes temas sociais como democracia e acesso à educação. "Estamos com mais de 100 pessoas mobilizadas, como costureiras, escultores, pintores ... e todas as pessoas que estão empenhadas para fazer um grande espetáculo", contou João Moraes, diretor de Carnaval.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.