SÃO LUÍS – O longa A cidade onde envelheço é o primeiro filme distribuído através do projeto Sessão Vitrine Petrobrás. Dirigido por Marília Rocha, o filme traz como mote a relação de duas amigas portuguesas, que migram para o Brasil em momentos diferentes, a intimidade entre elas e suas visões sobre as peculiaridades do país.
O filme é bem arrastado, mas traz para a sala de cinema o divertido dilema da vida cotidiana. Os problemas vividos pelas protagonistas são simples, e essa simplicidade faz com que a gente se sinta dentro do filme, poderia facilmente ser vivenciado por qualquer um de nós.
Outro ponto que chama atenção no longa é a trilha sonora que, acompanhada de algumas danças descompassadas da Teresa e da Francisca, nos permite sentir mais próximos delas, compartilhando um pouco de suas intimidades.
Na fotografia é mostrada uma Belo Horizonte boêmia e acolhedora. As paisagens naturais ao som da voz de dúvida de Teresa, nos contanto seu tédio e ansiedade ao recitar um poema, nos fazem refletir sobre o velho dilema da volta pra casa.
Com o retorno iminente a Portugal, a jovem Teresa ainda está conhecendo a nova cidade aqui no Brasil e divide suas angústias com a amiga Francisca, na casa de quem está hospedada. As velhas lembranças a fazem querer ficar, mas a intimidade perdida com a antiga amiga abala um pouco essa decisão. Francisca é solitária e gosta de viver sozinha, enquanto a amiga ainda desvendando a cidade, traz um novo rumo e novas decisões para ela.
Alguns detalhes técnicos fazem o filme ser uma marca da diretora, Marília Rocha, como a fotografia, os closes e as passagens de câmeras. A trilha é uma preciosidade à parte, que destaca a agitação de Teresa e a calma e distanciamento de Francisca embaladas por Jonnata Doll & Os Garotos Solventes e Jards Macalé. Sem dúvidas, um filme para se apreciar: uma coprodução que enriquece o cinema brasileiro e o de Portugal.
Vencedor de quatro prêmios no Festival de Brasília, incluindo melhor filme, melhor direção e melhor atriz, o longa estreia nesta quinta-feira (9), com sessões a preços promocionais (R$ 12 inteira e R$ 6 meia), no Cine Praia Grande.
A exibição do longa-metragem faz parte do projeto Sessão Vitrine Petrobrás, que exibirá mais de 15 filmes em circuito comercial pelo país. Aqui em São Luís, as sessões serão coordenadas por Raffaele Petrini.
Veja o trailer:
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.