São João 2016

São João: Balaio de Sotaques Sesc anima fim de semana

As festas juninas não envolvem apenas comidas e bebidas típicas mas também várias de brincadeiras especiais para a celebração de São João.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A temporada junina do Sesc chega ao seu ápice neste fim de semana com atrações nas Unidades Deodoro, Turismo, Itapecuru e Raposa. Na sexta-feira (24), Dia de São João, o Balaio de Brincadeiras resgatou as tradicionais brincadeiras juninas e abriu a programação no Sesc Deodoro. Em Itapecuru-Mirim, a festança foi comandada pelos alunos do Programa de Habilidade de Estudos (PHE) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Sesc Turismo, as simpáticas integrantes do Trabalho Social com Idosos interagiram com o público na apresentação do Boi Brilho do Sesc. No sábado (25), o Sesc Comunidade recebeu os moradores da Raposa para a celebração das tradições culturais do São João.

As festas juninas não envolvem apenas comidas e bebidas típicas mas também várias de brincadeiras especiais para a celebração de São João. Mais um ano, os alunos da Educação Infantil do Sesc participaram dois dias do Balaio de Brincadeiras que tem como objetivo resgatar a tradição cultural do sertanejo praticamente desconhecida embora muito divertida. As brincadeiras escolhidas foram: tomba-lata, passa-chapéu, ovo na colher, pula-fogueira e pescaria.

No Sesc Turismo, as integrantes do Trabalho Social com Idosos do Sesc abriram a agenda da sexta-feira com uma belíssima apresentação ao som do sotaque de orquestra. O grupo animou o público de tal forma que o espetáculo de cores e brilhos encerrou-se com a participação da plateia na última dança.

Na área externa, onde foi montada a praça de alimentação com barracas de comidas típicas e de brincadeiras, os visitantes apreciaram o melhor do xote e baião com o grupo Kambada do Forró, programação que para a aposentada Conceição Furtado, 58 anos, estava muito boa. “Vim convidada pela minha irmã, que é associada do Sesc, e estou encantada com tudo. Gostei de tudo”, garantiu.

A irmã da Conceição explica porque recomenda o Balaio de Sotaques: “Em relação a outros arraiais da cidade, o do Sesc proporciona um ambiente familiar, segurança, sem contar que os preços são mais acessíveis!”, contou Elizabeth da Trindade, 57 anos, funcionária pública.

A sexta-feira de João, no Sesc Turismo, contou ainda com apresentação do Boi da Lua, Boi de Morros encerrando-se com Boi da Floresta.

No último dia de programação na Unidade do Olho d’Água, a área externa foi animada pelo show musical com o grupo Xote e Baião, enquanto, na quadra, o público apreciou o toque das caixas do Divino embaladas pela dança sensual do Cacuriá de D. Teté.

“É o terceiro ano que venho ao arraial do do Sesc. Primeiro porque é perto da minha casa e, depois, porque porque simpatizei com todo o ambiente e as brincadeiras escolhidas”, explicou a aposentada Rosa Maria Martins Cardoso, 65 anos.

Com tantos pontos positivos apontados pelos visitantes, a a avaliação da diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro, que esteve presente todos os dias de programação na Unidade Turismo, foi que a proposta de atender à demanda de difusão da cultura com acesso às manifestações foi cumprida. “Ouvi muitas opiniões favoráveis quanto ao arraial promovido pelo Sesc, e isso se reflete na presença do público que foi intensa, principalmente nos dois últimos dias de programação”, destacou.

No sábado, a programação, que contou com a apresentação do Encanto do Olho d’Água e Tambor de Crioula de Mestre Felipe Felipe encerrou-se com o famoso Boi de Axixá. A agenda do Balaio de Sotaques termina no Sesc Deodoro na terça-feira (28), com Quadrilha Flor do Sertão, Boi de Morros, Boi de Guimarães e o batalhão do Boi de Maracanã, iniciando a partir das 18 horas. Entrada gratuita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.