São, praticamente, quase cinco dias de folia, festa e música, em que temos a oportunidade de nos divertir de várias maneiras, como dançar, sujar os amigos e cantar. Mas você sabia que o ato de usar a voz sem devida atenção pode acarretar alguns problemas na volta para a rotina?
Para isso, o Na Mira conversou com a fonoaudióloga, Glenda Santiago e trouxe algumas dicas para você não perder a voz durante ou depois das festividades desta época do ano.
Hidratação
Nossas pregas vocais são músculos e, para o perfeito funcionamento dele e assim uma melhor propagação de voz, é necessária uma hidratação constante. A ingestão de água hidrata não somente as pregas, mas outro importante órgão que é responsável pela voz: a laringe.
Então a hidratação facilita, cuida e mantém saudável a propagação da voz e os músculos desta região.
Competição sonora
Os trios elétricos, carros com sons altos e as próprias festas são ambientes de um intenso barulho por conta da música, além de apresentações de grupos musicais. Então é importante que você evite competir com esses elementos, pois o grito desgasta as pregas vocais e pode ocasionar alguma inflamação.
Tente ficar próximo ao ouvido da pessoa que você quer se comunicar e fale normalmente, sem gritar.
Alimentos
A ingestão de alimentos saudáveis desempenha um papel fundamental para a manutenção da voz. Alimentos leves como frutas e sucos cítricos, lanches leves ajudam você evitar um possível refluxo que é ocasionado por alimentos pesados como feijoada, carnes, entre outros.
A dica é: coma alimentos leves.
Roupas leves
Imaginamos que você não esperava por esta dica, certo?
Mas a roupa que você veste influencia sim na maneira como você se comporta na hora de usar a voz, pois ela está diretamente ligada com a respiração e a região do abdômen. Logo, use roupas leves e evite as pesadas, pois camisas e blusas leves ajudam você propagar melhor a voz e demanda menos esforço.
Repouso vocal
Como foi falado no início da reportagem, são, praticamente, quase cinco dias de festa, e ao término disto um repouso é necessário. Mas alguns já voltam direto para o trabalho e não tem tempo para o descanso. E o repouso vocal está incluso nisso.
“A nossa prega vocal é um músculo, se você o usa bastante, nada mais justo do que deixá-lo em repouso por um tempo. Mas quando falamos em repouso, é repouso absoluto e de fechar a boca mesmo”, comentou a fonoaudióloga, Glenda Santiago. Para ela, o esforço como o de cantar é como você executar uma atividade física como correr ou ir à academia, logo o músculo precisa descansar.
Fique ligado e não deixe para sentir os problemas que poderão aparecer caso você não tenha uma atenção necessária.
Com saúde não se brinca, e, se os sintomas persistirem, procure um especialista.
Saiba Mais
- Cantor Léo Santana é a atração principal do JK Folia 2016
- Muay thai ajuda a definir o corpo e ganhar resistência
- Quer arrasar no Carnaval? Atleta cria receita de shake poderoso
- Vencedores do Carnaval recebem o prêmio nesta sexta
- Escolas de samba precisam buscar novas fontes de recursos, diz especialista
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.