SÃO LUÍS - A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) promove nesta quarta-feira (11), véspera do jogo de abertura da Copa do Brasil, o Arraial das Mercês, como parte das comemorações dos 360 anos de sua sede, o Convento das Mercês. Neste mesmo dia, a fundação faz o lançamento da exposição “Bumba meu boi e as cores do Maranhão”. A entrada é franca.
O Arraial das Mercês terá início às 18h, com apresentação da Banda do Bom Menino das Mercês, que fará um repertório junino, incluindo tradicionais músicas da época, como quadrilhas, xote, xaxado e baião, além de toadas de bumba meu boi. Em seguida, às 19h, chegam ao terreiro das Mercês o tambor de Crioula de Apolônio depois da temporada da Festa do Divino na Ilha.
Às 20h, a trupiada do Boizinho Barrica leva a miscelânea da cultura popular maranhense para o público. No espetáculo, toadas de todos os sotaques do bumba meu boi maranhense, cacuriá, tambor de crioula, dança do côco e quadrilha para não deixar ninguém parado. Após a apresentação do Boizinho, é chegada a hora de ver a beleza do Boi de Nina Rodrigues, do sotaque de orquestra.
Exposição
Neste mesmo dia, a FMRB lança a exposição “Bumba meu boi e as cores do Maranhão”, que mostrará um pouco da história dessas que é uma das principais manifestações culturais do Estado. Figuras mostrarão os personagens do auto do bumba meu boi. Nos painéis, os cinco sotaques e as etapas do auto, também, terão destaque.
Além disso, estão expostos couros de bois e algumas indumentárias de grupos da cidade, bem como pequenos altares para os santos da época. Santo Antônio, São Pedro, São João e São Marçal agora passam a receber o reforço sagrado de Nossa Senhora das Mercês, durante o período junino de São Luís.
“A FMRB, como guardiã da memória, traz aos maranhenses e aqueles que visitam a cidade um pouco dessa nossa riqueza cultural. O São João do Maranhão é uma festa cheia de significados, cores e brilho. O Governo do Estado tem apoiado o movimento de valorização da cultura, estimulando a manutenção de nossas tradições e a FMRB reafirma esse compromisso disseminando o legado de nossa identidade”, ressaltou a chefe da Casa Civil e presidente da FMRB, Anna Graziella Santana Neiva.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.