Resenha

Dead Fish - 20 anos: hardcore à todo custo

Em seu terceiro registro ao vivo, banda capixaba compila velhos e novos sucessos.

Gustavo Sampaio

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS – Ao se pensar em um registro ao vivo, dois tipos de interesse remetem a este tipo de gravação: vinculação puramente comercial, haja vista que o atual lucro dos músicos venha, em grande parte, de shows e eventos (as turnês de grupos sertanejos universitários, por exemplo); ou a necessidade de, depois de um longo tempo de estrada, expor toda uma geração vivida à outra que se encaminha. Esta última talvez tenha sido a opção encontrada pelo Dead Fish.

Dead Fish

Em comemoração aos 20 anos da banda, o grupo capixaba Dead Fish lança seu terceiro disco ao vivo Dead Fish – 20 anos, sucessor de Ao Vivo, lançado em 2002, e MTV Apresenta: Dead Fish, lançado em 2005.

Dead Fish

A diferença principal, em relação aos demais, dá-se na apresentação de músicas encontradas nos dois últimos álbuns do grupo, Um Homem Só, de 2006, e Contra Todos, de 2009. Obrigação, Autonomia e Um Homem Só, com versões mais rápidas e agressivas que as registradas nos discos de estúdio, apresentam boa recepção do público (Em Autonomia, o vocalista Rodrigo ainda grita ‘Vai. Vai mais rápido’).

A performance do grupo aliada ao coro da multidão em todas as faixas, torna este registro ainda mais necessário. Faixas como Tango, Noite e Bem Vindo Ao Clube apresentam a competente interação da banda com a plateia. As canções derradeiras culminam em uma grande explosão de hardcore: Você, Proprietários do Terceiro Mundo, Queda Livre e a contagiante Afásia apresentam versões ainda mais empolgantes e aceleradas que nos registros passados.

Feito para fãs do grupo e iniciantes no estilo hardcore, este bom registro apresenta a consagração de uma das bandas mais competentes do cenário musical brasileiro. Este registro, entretanto, não lhe permite transitar entre outros estilos musicais. É hardcore, do começo ao fim. Sem firulas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.