SÃO LUÍS - Na sexta-feira (27), com início das transmissões na TV Rondônia, afiliada em Porto Velho, a Rede Globo é a primeira rede com sinal digital nas 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal. O sinal digital, também, chegou à TV Acre, afiliada em Rio Branco. Com esse avanço, 45% da população já pode assistir à programação da Rede Globo em alta definição, com imagem e som de melhor qualidade, o que representa mais de 86 milhões de brasileiros - projeção do Ibope baseada no Censo do IBGE.
Com esses dois lançamentos, o sinal digital passa a ser distribuído por 51 emissoras em todos os Estados. Desse total, 24 afiliadas estão operando em cidades do interior do país, reforçando o processo de interiorização do sinal digital promovido pela Rede Globo, desde dezembro de 2007. No Maranhão, a TV Mirante começou a transmitir, experimentalmente, o sinal digital em 2009. Em março de 2010, a emissora iniciou, oficialmente, as transmissão do sinal digital, sendo a sétima afiliada Rede Globo da região Nordeste a implementar o sistema.
TV Digital
A TV Digital aberta é livre e gratuita. Para receber o sinal nas cidades que já possuem essa tecnologia, o telespectador precisa apenas ter uma antena UHF e um televisor com conversor integrado ou um conversor externo adquirido em lojas especializadas.
Por meio do sinal digital, o telespectador tem acesso a uma tecnologia que lhe permite mobilidade, maior nitidez na imagem, e um sistema surround, que oferece um ambiente mais envolvente de áudio. Com o sinal digital, é possível assistir à programação em dispositivos móveis que possuam o selo "DTV", como celulares, mini-TVs, receptores automotivos e notebooks. Desta forma, o telespectador pode acompanhar a programação da Rede Globo de qualquer lugar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.