'Céus do Brasil'

Globo Repórter desvenda os segredos da Mata Atlântica

Na Mira, com informações da CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h30

Estreia nesta sexta-feira (18), a série "Globo Repórter nos Céus do Brasil", que vai explorar e desvendar os segredos dos principais biomas brasileiros. A equipe do programa viaja em um imenso balão pelo país das maiores e mais exuberantes florestas do mundo. No primeiro programa, o apresentador Sergio Chapelin e o repórter André Luiz Azevedo exploram a Mata Atlântica brasileira.

O especial acompanha o minucioso trabalho de cientistas e pesquisadores que passam dias sozinhos na floresta, em busca de novas espécies de plantas e animais para a criação de possíveis remédios e tratamentos para doenças como o mal de Alzheimer. O telespectador vai conhecer os mistérios da vida selvagem e entender por que a Mata Atlântica é fundamental para a vida de milhões de moradores dos grandes centros urbanos do país.

Em pleno século XXI, estudiosos ainda descobrem novas espécies na flora e fauna da floresta. O programa traz algumas dessas raridades da natureza, como os cogumelos luminosos, que enfeitam as florestas durante a noite; a mariposa rara que tem uma língua gigante, quatro vezes maior do que o próprio corpo; e um sapo colorido do tamanho de uma unha que vive em montanhas próximas a Curitiba e pode, segundo cientistas, guardar o remédio de doenças incuráveis.

"Para mim este foi um trabalho emocionante. O público vai ver um espetáculo muito bonito", conta Sérgio Chapelin, que se juntou à expedição no Parque Nacional de Itatiaia e acompanhou de perto o levantar voo e a aterrissagem do balão do programa. "O Globo Repórter preparou imagens belíssimas desta Mata Atlântica tão destruída, ameaçada, mas vital para nossa sobrevivência. Vamos mostrar a mata de diferentes ângulos, com imagens raras feitas em alta definição", adianta o repórter André Luiz Azevedo.

Toda a filmagem foi feita em tecnologia de alta definição (HD) e com lentes especiais capazes de aproximar em um grande close as imagens dos animais e plantas. Além disso, foram usadas gruas gigantes – que atingem o topo de árvores de até 30 metros –, helicópteros e mini câmeras especiais, que permitem captar imagens de todos os ângulos da floresta.

O "Globo Repórter nos Céus do Brasil" sobre a Mata Atlântica vai ao ar logo após Fina Estampa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.