Nesta sexta-feira (22), às 19h, será lançado, em São Luís, o CD O Divino Som – Caixeiras da Família Menezes, volume 2, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Rua do Giz, 221 – Praia Grande), com entrada franca. As intérpretes são as maranhenses e Caixeiras do Divino da Família Menezes Dindinha, Zezé, Graça e Bartira, que desde o ano 2000, são responsáveis, em São Paulo, pela realização da Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera!, em parceria com a Associação Cultural Cachuera!.
Seguindo a tradição maranhense, esta festa respeita o tempo do ritual nordestino e integra cortejos, ladainhas, música, dança e o oferecimento de refeições.
As Caixeiras do Divino são responsáveis por conduzir os rituais desta bela manifestação do catolicismo popular. Presentes em todas as etapas dos festejos, elas cantam e tocam caixa (tambor) para homenagear o Divino Espírito Santo. Cânticos tradicionais, aliados a versos improvisados, tornam bela e original a musicalidade da Festa do Divino de tradição maranhense, e esta musicalidade também está presente no CD O Divino Som.
Neste ano foi realizada, ao longo do mês de maio, a 12° Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera! (foto). Dindinha, Zezé, Graça e Bartira encerraram o ciclo de festejos em São Paulo com o lançamento de seu segundo CD. No período elas também ministraram uma oficina para mulheres, com ensinamentos de toques e cânticos relacionados à Festa do Divino.
A Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera! promove um intercâmbio cultural e religioso entre as cidades de São Paulo e São Luís, recriando em terras paulistanas a tradição que as caixeiras maranhenses cumprem em sua cidade natal. Demonstra, também, a força feminina na guarda e permanente transmissão oral do conhecimento vinculado à celebração do Divino.
Ela nasceu da realização de um ciclo de oficinas de cânticos e toques pelas quatro caixeiras maranhenses em São Paulo, no ano 2000. De lá para cá, foi incorporada ao calendário turístico cidade e é reconhecida por grupos de cultura popular, pesquisadores da área, músicos e artistas em geral, além de interessados em religiosidade popular.
Mais informações podem ser obtidas no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (telefone 3218 9924), ou no site da Associação Cultural Cachuera!.
Lançamento do CD O Divino Som – Caixeiras da Família Menezes, volume 2
Sexta-feira, dia 22 de julho, às 19h
Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho – Rua do Giz, 221 – Praia Grande
Informações:3218 9924
Entrada franca
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.