Para gravar as cenas em que Ricardo tem uma lembrança de sua vida passada, Nathalia Dill teve que aprender a realizar passos de dança flamenca. É que, quando se encontraram em outra vida, na cidade de Toledo, na Espanha, Ricardo e Viviane – então Pedro Cassiano e Valentina – se apaixonaram durante uma apresentação dela, que era dançarina e filha de saltimbancos.
“Tive aulas com Eliane Carvalho e Laura Laguna, do grupo Toca Madera, dirigido por Clara Kutner, que também é assistente de direção da novela”, revela a Nathalia.
A atriz conta que teve apenas quatro encontros com os dançarinos antes da gravação, mas conseguiu aprender tudo rapidinho. “Eu fiz balé, jazz e ginástica rítmica dos três aos doze anos. Depois parei com as aulas e fiquei fazendo atividades físicas esporádicas, mas acho que todos esses anos de aula me deram uma base leve”, explica Nathalia.
“Foi muito divertido e prazeroso, sempre achei a dança flamenca muito bonita. Fique com vontade de continuar estudar esse tipo de dança”, declara.
Composição especial
O Projeto Alma Flamenca também teve participação fundamental na preparação para a cena. Os cantores Tiza e Allan Harbas e Luciano Câmera gravaram uma música no ritmo siguiriya composta especialmente para a cena, que também ganhou uma coreografia especial.
“Procuramos reproduzir um flamenco antigo, para compor com a atmosfera do século XIX, época em que se passa a cena. Hoje em dia o flamenco tem um toque mais pesado e tentamos resgatar a maneira de tocar e dançar antiga”, observa Clara Kutner, assistente de direção da novela e diretora do grupo de dança.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.