RIBAMAR - Figuras ilustres da cultura popular maranhense, como caboclos de fita e cazumbas, são os destaques da exposição Arte em Arame – Lendas e Tradições, do artista Anchieta Rocha, que estará em cartaz até o próximo dia 11 no salão de eventos da Secretaria Municipal de Turismo de São José de Ribamar (SEMTUR), localizada no santuário religioso da Sede do município.
A exposição faz parte do calendário anual de eventos culturais que visa incentivar a cultura e o turismo na cidade.
A exposição Arte em Arame – Lendas e Tradições é a primeira da carreira de Anchieta Rocha. Apesar do seu vasto currículo como artista que trabalha a cultura popular maranhense como arte, ele decidiu expor o seu primeiro trabalho somente agora.
“Nunca me preocupei com exposições, pois sempre encontrava nas festas meu trabalho exposto com as mais variadas decorações. Para o publico eu sempre fui anônimo e nunca me preocupei com isso, pois utilizava meu tempo criando e produzindo arte em arame. Após observar algumas exposições em São José de Ribamar, nasceu então o desejo de mostrar um pouco do meu trabalho para o público”, explicou Rocha.
As peças em arame produzidas pelo artista retratam festas e personagens típicos da cultura popular maranhense.
Anchieta Rocha iniciou sua carreira em 1991, no Rio de Janeiro, trabalhando com o artesão carioca Roberto Malrity Gomide. Quatro anos mais tarde, ele resolveu montar a sua própria oficina. O trabalho de Rocha é reconhecido em todo o Estado e pode ser visto com destaque nas festas do Divino Espírito Santo, 15 anos, festas infantis, casamentos e bumba-boi. O artista também repassa um pouco da sua experiência ministrando aulas de artes em entidades que trabalham com crianças, jovens e adultos.
As informações são da Secom.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.