“Eu sou mesmo devagar, eu gosto das coisas cadenciadas. Isso já é de natureza, não sei onde eu fui buscar isso, não. Então eu faço aquele samba tranqüilo, que eu gosto mais”, descreve-se Martinho da Vila, que será o homenageado desta sexta feira, dia 29, no ‘Som Brasil’. Nascido em Duas Barras, Rio de Janeiro, Martinho José Ferreira aguardou 30 anos para se tornar músico profissional.
Filho de lavradores, serviu o exército e chegou a sargento, mas, após 13 anos, trocou a farda pelo samba e fez da música sua profissão. A escolha deu tão certo que, em 1995, o amante de Vila Isabel se tornou o primeiro sambista a vender mais de um milhão de discos.
Mais do que um compositor, Martinho é um pesquisador incansável da música brasileira. Seu trabalho transita pelos vários ritmos nacionais, como a ciranda, o frevo, o samba de roda, a bossa nova e, é claro, o samba-enredo. Seus 40 anos de carreira serão festejados por Mart’nália, cujo talento comprova a força do DNA; Simone, que dividirá o palco com Martinho cantando sucessos como “Ex-amor” e “Danadinho Danado”; Aline Calixto, novidade no samba; e Moyseis Marques, cantor e compositor carioca que interpretará canções como “Pequeno Burguês”, “Disritmia” e “Tom Maior”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.