Matemática, física e química podem se tornar o pesadelo de muitos alunos por causa da complexidade na hora de aprender. Para amenizar os impactos e facilitar a compreensão, alguns professores desenvolvem tarefas diferentes e divertidas e as usam como ferramenta na hora de ensinar.
Para o professor de Física da Escola Crescimento, Antônio Ferro, vivenciar o conteúdo numa situação de prática traz bons resultados ao aprendizado. O professor leva 104 alunos do Ensino Médio desta escola para uma aula de vetores (assunto da disciplina de Física) no Campo dos Escoteiros, em Paço do Lumiar, hoje, 07.03. Divididos em 10 grupos, os alunos receberão um conjunto de coordenadas, envolvendo os conteúdos trabalhados, para que sejam seguidas.
“Ao longo destes anos tenho avaliado o rendimento dos alunos que realizam esta atividade e comparado com alunos que estudam o assunto, unicamente, através da teoria. E percebi que o aprendizado é mais significativo para aqueles que realizam alguma vivência do assunto”, explica Ferro.
A atividade está em andamento desde 2003. Sendo que, em 2006, ela foi apresentada pelo professor Ferro na International Conference of Physics Education, no Japão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.