Na Mira

Envie para o Na Mira a foto da sua noite de Natal

Marcela Simplício, Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 13h24

Dezembro, tempo de festas, comemorações, celebrações! Nessas datas festivas é comum fazermos muitos registros fotográficos, certo?

Sendo assim, nós do Na Mira vamos publicar as fotos especiais das suas festas natalinas... Tem foto com a família no último Natal? Fez uma foto que, para você, significa Natal? Mande para o VC Na Mira!

A Priscila Andréa de Brasília, já mandou seu registro ao lado do Papai Noel. Mande você também sua foto!

Sobre o Natal

Os primeiros registros da existência de uma Árvore de Natal, tal como a reconhecemos nos nossos dias, levam ao século XVI, a mesma altura em que a tradição se vulgarizou na Europa Central.

Conta a lenda que foi Martinho Lutero, autor da reforma protestante, quem montou a primeira Árvore de Natal "moderna".

A ideia surgiu-lhe depois de um passeio pela floresta, numa noite de céu limpo, em que as estrelas eram bem visíveis. Imaginando que a noite em que Jesus Cristo nasceu teria sido assim, resolveu levar a imagem até junto da família sob a forma de uma árvore decorada com velas, com uma estrela brilhante no topo.

O hábito de enfeitar a Árvore de Natal enraizou-se. Na Alemanha, independentemente do estatuto social, as famílias decoravam as árvores com frutos, doces e flores de papel.

A Grã-Bretanha importou o costume da Árvore de Natal no século XVII, através dos monarcas da Casa de Hannover, tendo-se consolidado a utilização do pinheiro enfeitado após a publicação, pela "Illustrated London News", de uma imagem da Rainha Vitória e o príncipe Alberto com os filhos junto à Árvore de Natal, no castelo de Windsor, em 1846.

A tradição espalhou-se por toda a Europa e chegou aos Estados Unidos da América, através dos soldados alemães, durante a Guerra da Independência.

Nos Estados Unidos, dada a divergência de povos e culturas, a adesão à Árvore de Natal não foi uniforme.

Em 1856, a Casa Branca foi enfeitada com uma Árvore pela primeira vez. Desde 1923, que todos anos o pinheiro iluminado marca presença na residência oficial do presidente dos Estados Unidos da América.

A tradição em Portugal

Nos países com as tradições católicas mais enraizadas, como Portugal, o costume de se enfeitar o pinheiro na época natalícia surgiu pouco a pouco, ao lado dos presépios. O facto deve-se à Árvore de Natal ser um costume de origem pagã e por isso predomina nos países nórdicos e no mundo anglo-saxónico.

Durante muito tempo, o presépio foi a única decoração de Natal. Em Portugal, a adesão da Árvore Natal foi tardia, em relação aos outros países da Europa.

Nos anos 50, enfeitar um pinheiro no Natal era mal visto nas cidades e nos campos apenas se utilizava o presépio.

Hoje em dia é difícil não existir uma Árvore de Natal a "iluminar" as casas portuguesas e muitas a enfeitar as diversas superfícies comerciais do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.