Participando da Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, o Colégio Educator, localizado no Anil/Cutim, abriu espaço para a vacinação contra a doença.
Amanhã, dia 11, todos os funcionários, alunos, mães e pais com faixa etária de 12 a 39 anos poderão se prevenir tomando a vacina contra a Rubéola. A equipe de vacinação estará na escola a partir das 08h30, durante o dia todo.
A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar aproximadamente 70 milhões de homens e mulheres. Pela primeira vez, o foco da campanha serão pessoas do sexo masculino, que, em 2007, representaram 70% dos casos de rubéola registrados no país.
A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. Provoca sintomas como febre, manchas pelo corpo, dor nas articulações, perda de apetite e tosse.
A vacina só deve ser evitada por gestantes, pessoas que já tiveram reação alérgica grave à vacina; indivíduos com imunodeficiências congênitas ou adquiridas; pacientes que estão fazendo uso de corticóides em doses imunossupressoras, ou seja, que baixam a imunidade; pessoas em tratamento quimioterápico; e transplantados de medula óssea cuja cirurgia tenha sido feita há menos de dois anos.
Em qualquer caso de dúvida, a recomendação é consultar um profissional de saúde.
A conseqüência mais grave ocorre quando a pessoa infectada é uma grávida.
Nesses casos, a doença pode provocar aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita, que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).
Com informções da assessoria de imprensa
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.