Na Mira

Você sabe qual é a importância do voto e do título de eleitor?

Lanny Patricia, especial para o Na Mira.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h31

Futebol, religião e política são assuntos que poucos se arriscam a discutir. No clima de Eleições 2008, Na Mira entra no ritmo e pergunta aos alunos do Ensino Médio da Escola Crescimento o porquê da importância do voto e do título de eleitor.

Paulo Victor Macatrão, 16, 2º EM

O voto é importante porque o jovem exerce cidadania. Por comodismo, ainda não tirei meu título, apesar da idade. Mas, certamente nas próximas eleições estarei com ele em mãos.

Manuela Lobo, 15, 1º EM

O voto não deve ser encarado como secreto porque é a decisão de um todo – da população. O jovem, por ser muito curioso, quer criar novas referências políticas, e as eleições se tornam laboratório para sermos futuros prefeitos, vereadores, ou até mesmo Presidente da República. Mesmo com ainda 15 anos, acho que não deveria ter uma idade específica para votar, pois o momento certo de exercer cidadania com o voto é quando a consciência estiver formada e ciente naquilo que será decidido. Não vale a pena fazer isto de forma irresponsável. O melhor é esperar o momento certo.

Luiz Felipe Garcês, 16, 2º EM

Todos nós temos que votar, pois desta forma colocamos em prática o nosso ponto de vista crítico. E quero parabenizar a campanha eleitoral deste ano. É a primeira vez que há uma campanha do Governo Federal, comparada às outras, que tem como foco a sensibilização do voto consciente. E se hoje já tenho meu título é porque aproveitei a oportunidade de votar e expor minha escolha em um candidato que faça a diferença de forma consciente.

Camilla Bottino, 15, 1º EM

A importância de votar é fazer a diferença, é de exercer cidadania e eleger uma pessoa que lute em prol de uma sociedade mais organizada, de um bom saneamento básico, e da cultura, por exemplo. Antes eu achava que meu voto não faria diferença alguma e seria apenas mais um voto. Mas, agora sei que hoje posso votar com consciência e me sinto preparada para isto. Assim que completar 16 anos (em dezembro) estarei com ele em minhas mãos.

Thaís Fontinele, 16, 1º EM

A oportunidade de fazer valer nossos interesses e as pessoas que nos representarão, fará valer a pena nossa escolha. É uma chance única e se não escolhermos certo, serão mais quatro anos perdidos. Ainda não tenho, mas nas próximas eleições eu votarei.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.