SÃO LUÍS - A cidade de Arari, a 160 quilometros de São Luís, é conhecida por ser a terra da melancia e das bicicletas. Mas, um fenômeno da natureza colocou o município em evidência em todo o Brasil. É a pororoca. Palavra que vem do idioma indígena e significa "destruição, grande estrondo".
O que já impressionava os índios no passado continua sendo um dos mais fascinantes espetáculos da natureza no rio Mearim em Arari. Uma onda gigante que pode chegar a 4 metros de altura e atingir uma velocidade de até 40 quilômetros por hora.
A onda devastadora atrai e desafia surfistas de todo o país e há pelo menos sete disputam uma nova modalidade: o surf na pororoca. E começa amanhã o projeto pororoca 2008. Para realizá-lo vai ser criado um consórcio integrado de turismo entre os estados do Maranhão, Pará e Amapá.
A primeira etapa deste projeto é a expedição "Rota da Pororoca" que vai documentar a onda dos rios Mearim e Pindaré onde acontecem o fenômeno da Pororoca.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.