Polêmica

Juíza cancela escolha do Rei Momo magro

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h46

SALVADOR - A juíza Aidê Ouais, substituta da 5ª Vara de Fazenda Pública, acatou o pedido feito na segunda-feira (21) pelo Ministério Público Estadual (MPE) e anulou a eleição do comerciante Clarindo Silva para Rei Momo do carnaval de Salvador de 2008. “A escolha do Rei Momo foi feita de forma brusca, sem obedecer ao regulamento do concurso e a decisão ainda foi antecipada em um dia”, explica. Cabe recurso.

O concurso de Rei Momo é responsabilidade da Federação dos Clubes Carnavalescos da Bahia e uma das regras seria que o Rei Momo eleito deve pesar 120 kg no mínimo. Silva, eleito para o cargo, tem 58 kg.

Aidê Ouais ainda determinou a retomada do concurso com os candidatos gordinhos que já estavam previamente inscritos. O prazo para a nova eleição é de até 48 horas antes do carnaval, que este ano começa no dia 31 de janeiro.

Tradição

Segundo o parecer da juíza, publicado no site do Tribunal de Justiça da Bahia, "a tradição popular deve ser mantida e a escolha de um Rei Momo magro só fortalece o estereótipo estético da magreza predominante na sociedade".

“Quando se fala de Rei Momo todo mundo pensa em uma pessoa avantajada. É a cultura do povo. Para mudar esse perfil é preciso preparo. Além disso, os gordinhos já são recriminados e justo quando eles têm um lugar garantido querem retirar esse espaço”, completa Aidê.

Para tomar a decisão, a juíza afirma que ouviu os comentários do povo. “Nem a coroa do Rei Momo serviu no eleito. Ficou um rei frouxo”, comenta.

Sem mágoas

Clarindo Silva prefere não se envolver na polêmica. “Na minha óptica, a decisão da Justiça deve ser cumprida. Fui convidado para participar do concurso. Quem tem que tomar uma atitude é a Emtursa [empresa de turismo] e a federação, não eu”, afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.