ESPANHA - O cantor e ministro da Cultura, Gilberto Gil, reconheceu hoje em Vitoria (norte da Espanha) que nos últimos quatro anos só escreveu duas canções, porque seu trabalho como ministro da Cultura não deixa tempo "físico e psicológico" para ele compor.
O músico se apresentará amanhã no Teatro Principal de Vitoria com o show "Gil, o Luminoso", como parte de uma viagem pela Espanha que também o levará as cidades de Tenerife (sudoeste) e Barcelona (leste do país), e que continuará nos Estados Unidos, anunciou Gil em um encontro com os jornalistas.
O compositor destacou que se dedica a seu trabalho como ministro da Cultura e à música com "igual entusiasmo", apesar de serem dois trabalhos "muito diferentes". Gil reiterou que o tempo é "muito tirano e severo" e que mal pode escrever suas canções.
No entanto, Gil disse que, historicamente, compor "nunca foi a parte mais interessante" do seu trabalho, e especificou que prefere cantar, tocar e atuar. "Felizmente posso continuar fazendo isso, embora não tão intensamente como antes", especificou.
O trabalho como ministro, acrescentou, é algo prático, "de fazer coisas que possam e devam ter um impacto na vida real", enquanto a função da música é "entreter e propiciar olhares e paisagens descritivas sobre a vida, o homem, a natureza".
Com informações do G1
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.