Coral do TCE define calendário de apresentações

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 14h09

SÃO LUÍS - O Coral do TCE já definiu seu calendário de apresentações externas para este ano, dentro do programa Coral do TCE na Comunidade. Até o final de 2007, o grupo vocal integrado por servidores do Tribunal de Contas do Estado se apresentará no Asilo de Mendicidade, Hospital Materno Infantil, Casa Sonho de Criança, Hospital Universitário, Socorrão I, Hospital Sarah, Hospital Aldenora Bello. O Coral se apresenta ainda na Casa de Nemias, instituição que trabalha na recuperação de dependentes químicos.

O regente do Coral, maestro César Pinheiro, explica que foi elevado para sete o número de instituições atendidas. O Coral do TCE tem no

relacionamento com a comunidade uma das vertentes de sua atuação, que inclui oficinas de técnica vocal e apresentações em eventos oficiais do TCE, formaturas, cerimônias religiosas e em eventos de outros órgãos públicos.

De acordo com o maestro, a novidade deste ano é que o calendário de apresentações foi fechado antecipadamente, permitindo maior tempo de

preparação. Graças ao agendamento prévio será possível também dobrar o número de apresentações. Enquanto no ano passado foram cerca de catorze, o coral fechará 2007 com um total de 28 apresentações.

Outra novidade do Coral diz respeito ao repertório, que este ano privilegia os temas sacros, enquanto no ano passado foi trabalhado um repertório mais popular. A opção pelo sacro, segundo o maestro, tem relação com o caráter reflexivo das peças, o que termina contribuindo no processo terapêutico.

Já ensaiando as novas músicas, o Coral do TCE mantém um total de 16 peças em seu repertório, que vai dos temas sacros a clássicos do folclore e da música brasileira. Os ensaios são realizados todas as quintas-feiras, na Oficina de Música do TCE.

Oficina

Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Canto para Voluntários que será desenvolvida pelo Coral do TCE como parte do programa de relacionamento com a comunidade promovido pelo Tribunal. Oferecida gratuitamente, a oficina é aberta a pessoas da comunidade e familiares de

servidores da instituição.

O treinamento, que terá duração de seis meses, inclui técnicas de impostação vocal, percepção musical e cadência rítmica. Apesar de não ser exigido conhecimento prévio, os candidatos passarão por uma avaliação prévia. Uma vez aprovados, eles poderão freqüentar as aulas, que terão uma hora de duração duas vezes na semana.

Os participantes da oficina terão com campo de estágio o próprio Coral do TCE, já que assumirão o compromisso de participar das atividades do Coral durante pelo menos um ano. “Depois disso, aqueles que quiserem permanecer serão incorporados em definitivo”, explica o regente do Coral do TCE, maestro César Pinheiro.

Ele avalia a iniciativa como uma grande oportunidade para as pessoas que querem aprender ou aperfeiçoar sua técnica, principalmente diante da carência de cursos específicos na área de canto na capital maranhense. “Aqui, alem da gratuidade, o aluno também terá estagio garantido”, lembra.

Os interessados em preencher as 20 vagas disponíveis devem procurar o Coral do TCE pelo telefone 3218-6067 ou pelo e-mail sarsax@yahoo.com.br

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.