RIO DE JANEIRO - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse hoje (29) que a criação de linhas de financiamento, pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento EconÎmico e Social), para investimentos em cultura, poderå abrir caminho para outros programas semelhantes. "Acho isso fundamental. Que venham muitas!", comemorou.
A primeira linha, de Apoio Ă Cadeia Produtiva do Audiovisual, serĂĄ lançada jĂĄ em outubro. A segunda jĂĄ estĂĄ em processo de estruturação pela ĂĄrea tĂ©cnica e envolverĂĄ pesquisas e anĂĄlise do setor de mĂșsica, segundo SĂ©rgio SĂĄ LeitĂŁo, assessor da presidĂȘncia da instituição para assuntos culturais. A previsĂŁo Ă© lançar esse programa em fevereiro de 2007, quando o BNDES patrocinarĂĄ a Feira MĂșsica Brasil, que se realizarĂĄ em Recife (PE).
Em relação Ă terceira linha de Apoio Ă Cultura, voltada para a indĂșstria editorial, SĂĄ LeitĂŁo disse que a base de estrutura serĂĄ o programa PrĂł-Livro, criado pelo Banco em 2005 e destinado ao financiamento da edição de livros. O BNDES pretende lançar esse terceiro instrumento de apoio Ă cultura nacional em meados do prĂłximo ano.
O ministro Gilberto Gil disse que o estudo do BNDES sobre as cadeias produtivas de vĂĄrios setores culturais vai ajudar outras instituiçÔes financeiras a adotarem o mesmo tipo de polĂtica. E destacou a repercussĂŁo no aumento da renda e do emprego: "SĂŁo conseqĂŒĂȘncias naturaisâ, avaliou.
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.