Sim sinhô!

Quadrilha Flor do Sertão se apresenta no Arraial

Quem disse que no Maranhão não tem tradição de quadrilha?

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h21

SÃO LUÍS - Quem disse que no Maranhão não tem tradição de quadrilha? A quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo não perde em nada para outros lugares do nordeste e mostrou que a mistura do gingado maranhense e batida da quadrilha dão um resultado muito interessante.

Um pouco de história

A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos ( Santo Antônio, São João e São Pedro ) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer.Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar.

A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.