BERLIM - Onze variações sobre o mesmo tema - o esporte bretão que enfeitiça multidões - fazem a exposição “Os Onze – Futebol e Arte”, inaugurada nesta semana na Embaixada Brasileira em Berlim.
A mostra de artes plásticas integra o calendário da Copa da Cultura, festival paralelo ao Mundial de Futebol organizado pelo governo brasileiro em cooperação com o governo da Alemanha e outras instituições alemãs.
Um time de 11 artistas brasileiros foi convidado a usar tintas e imaginação para interpretar o que se passa entre as quatro linhas do campo. Do drible perfeito ao momento máximo do futebol, o gol.
Antonio Peticov, Cláudio Tozzi, Ivald Granato, Jô Soares, José Roberto Aguilar, José Zaragoza, Maria Bonomi, Roberto Magalhães, Rubens Gerchman, Tomoshige Kusuno e Zélio Alves Pinto trouxeram à capital alemã todas as cores do futebol-arte brasileiro.
De acordo com o coordenador geral da exposição, José Edson Botelho, as ascendências dos artistas também espelham as diversas origens da cultura brasileira. “Este grupo, com personalidades de diversas etnias, traz à Alemanha não só a arte do país do futebol, mas também retrata nossa tolerância cultural”, compara Botelho. A mostra vai até o dia 20 de julho.
Na quinta-feira, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, faz o primeiro concerto de uma série de shows de MPB como parte da Copa da Cultura, tocando de graça para o público de Berlim, no centro cultural Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.