SÃO LUÍS - O artista plástico Sidney Colins juntou três ingredientes básicos para realizar suas criações: paixão pelo que faz, paixão pela cultura e paixão pela vida. A paixão pelo que faz está estampada no seu rosto. Bastam apenas alguns minutos de conversa com este artísta maranhense para notar o brilho no olhar quando ele fala do seu trabalho. A paixão pela cultura não precisa nem explicar. Basta ver suas peças: uma homenagem ao folclore maranhense em todas as suas manifestações. E por que a paixão pela vida? Já explico: seu trabalho é feito de reciclagem de garrafas pet de refrigerante que é um material de difícil bio-degradação e, se não for dado um novo destino a este produto, o planeta pode ser prejudicado.
Ingredientes perfeitos para uma receita perfeita. Mas, Sidney Colins tem consciência que dificilmente um trabalho como o dele é apoiado. Por isso ele usa a paixão pelo que faz como principal combustível. Com parcos recursos vindos, diga-se de passagem de empresas que ainda acreditam no talento como o Centro elétrico e o Posto Angelim aqui na capital maranhense, Sidney Colins já conseguiu realizar alguns trabalhos especiais.
O artista foi idealizador de vários Projetos que deram muito certo: o "Cabeça Oca" que teve o objetivo de preencher o dia-a-dia com arte, o "Educarte" que trabalhou com crianças e adolescentes do bairro da Ilhinha e o "Arte na Rua".
Outros projetos especiais, também, foram encabeçados por Sidney Colins: o "Liberdade pela Arte", direcionado aos encarcerados da Penitenciária de Pedrinhas e o Projeto "Sotaques do Maranhão" realizado no Hospital Nina Rodrigues, em que ele transformou em miniaturas todos os sotaques do Bumba-meu-boi.
Atualmente, Colins está trabalhando em um Projeto na cidade de Alcântara: o "Divino Reciclado". Ele está desde de janeiro deste ano em um sítio localizado na Praia do Barco, em Alcântara ensinado a técnica de reciclagem na fabricação de miniaturas a cerca de seis adolescentes. O fruto deste trabalho será exposto lá mesmo no município, na Casa Histórica, entre os dias 24 de maio a 6 de junho.
A mesma exposição deve vir a São Luís no dia 12 de junho e ficará à disposição do público até o dia 30 do mesmo mês, na Casa do Maranhão.
A exposição "Divino Reciclado" retrata, fielmente, através de miniaturas, os rituais da festa do Divino. O mastro, as caixeiras em cores azul, branco e vermelho são alguns dos elementos desta festa.
- Pretendo transformar todas as brincadeiras do Maranhão em miniaturas. Acredito que fazendo isso estou ajudando a divulgar o nosso estado - disse Colins.
O acabamento do trabalho, também, é muito delicado. Quem compra as peças as recebe em um recipiente cuidadosamente fabricados com as garrafas pet's. Ficou curioso? Então vale a pena prestigiar este grande artísta dos pequenos detalhes.
Serviço
O quê: Exposição "Divino Reciclado"
Onde e Quando: Em Alcântara, na Casa Histórica, de 24/5 a 6/6 e em São Luís, na Casa do Maranhão, de 12/6 a 24/6
Quem Artista Plástico Sidney Colins
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.