SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão e a Associação Parata da Casa promovem nos dias 11, 12 e 13 de outubro, na Praça Mauro Machado, na Praia Grande, Projeto LUSOBRAS - Festival de Arte e Cultura Lusobrasileiro, com a participação de mais de 70 grupos culturais, assim como artistas independentes, do Brasil e de Portugal.
Entre eles está o Rancho Folclórico de Zidreiro, da província de Gondomar, Portugal, que virá a São Luís com uma delegação de 40 artistas e deverá fazer apresentações para o público ludovicense nos três dias do Festival, envolvendo principalmente grupos de dança portuguesa da capital maranhense.
Aqui em São Luís, a organização do festival convidou a participação da Colônia Luso Maranhense na sua execução e da Associação Folclórica e Cultural de Danças Portuguesas do Maranhão, que reúne mais de 80 grupos de dança na sua organização.
"Só pata ter uma idéia, nos três dias de festival serão ministradas oficinas de indumentária, coreografia e musicalidade para mais de 60 grupos de dança portuguesas que se inscreveram no período em que as inscrições estavam abertas", informou o Diretor do DAC/PROEX/UFMA, Euclides Moreira Neto.
O festival terá a participação de artistas, intelectuais e grupos culturais do Brasil e Portugal em qualquer expressão. O 1º Festival de Arte e Cultura Luso-Brasileira visa estreitar o relacionamento das culturas nacionais do Brasil e Portugal, divulgar artistas, intelectuais e grupos artístico-culturais do Brasil e Portugal, nos países anfitriões que sediar o Festival de Arte Luso-Bras e fortalecer o intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal.
O projeto abrange as áreas de azulejarias, danças populares, culinária,
expressões eruditas, expressões contemporâneas e inserção social.
ParticipaçãoO
Com este festival, a UFMA também promoverá concurso específico de expressões de arte, como danças populares, artes plásticas, literatura, cinema e vídeo, revelará talentos consagrados e novos talentos junto as comunidades envolvidas e promoverá ainda seminários e workshops sobre temáticas específicas, abrangendo as áreas de azulejaria, danças populares.
De acordo com o regulamento oficial, também serão conceder premiações e condecorações aos trabalhos convidados e mais significativos do Projeto de Arte Luso-Bras.
Já estão confirmadas as participações no Festival de Arte e Cultura LusoBrasileiro a exposição de dança Portuguesa de São José de Ribamar, apresentação de Teatro de Cordel, sob a responsabilidade de Ary Arnaud, Show Musical com Luciana Pinheiro, apresentação do Grupo Os Foliões, apresentação do grupo folclórico Cacuriá Laço de Saia, performance teatral Fernando em Pessoas com Ruber Paulo da Silva, espetáculo musical Navegar é Preciso, com o Grupo Riba-Mara e João de Deus, Palestra com Silvia de Fátima Mendonça Oliveira, Palestra com Dulce Maria Alves Serra, Palestra com professor Doutor João Vieira Barros, Recital Poético com Raimunda Frazão, além da apresentação de trinta grupos de dança portuguesa na Praça Nauro Machado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.