Crianças com sintomas de gripe lotam hospitais de SL

Só o Hospital da Criança registrou, até o mês passado, 20.990 atendimentos.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h42

SÃO LUÍS - A extensão do período chuvoso tem deixado emergências e ambulatórios de hospitais repletos de pacientes com infecções respiratórias agudas (IRAs), que englobam doenças como resfriado, gripe, amigdalite, faringite, sinusite, rinite alérgica, dentre outras.

No Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos, também conhecido como Hospital da Criança, foram realizados 20.990 atendimentos de pacientes com infecções respiratórias agudas até o mês de junho deste ano.

Na grande maioria dos casos atendidos, os pacientes apresentaram resfriado ou gripe.

Os sintomas das duas viroses mais incidentes em pacientes do Hospital da Criança são semelhantes, mas a gripe apresenta as manifestações bem mais acentuadas que o resfriado. Foi isto que explicou a diretora do hospital, Cristine Neiva.

“Geralmente, a gripe causa febre alta, dor de garganta, tosse, mal-estar, dores no corpo e na cabeça. Já o resfriado, na maioria das vezes, repete com menor intensidade os sintomas da gripe”.

As formas de contágio de ambas se dão principalmente através de gotículas de saliva, bem como através do ar.

“São vários os tipos de vírus que podem vir a transmitir resfriado ou mesmo gripe, devido às diversas mutações sofridas pelo vírus ao longo do tempo. No entanto, o mais comum é denominado de sincial respiratório”, informou.

Para prevenir gripes ou resfriados a Cristine Neiva prestou algumas recomendações.

“Evitar ambientes fechados, úmidos e/ou aglomerados, bem como coques térmicos e banhos de chuva. Além disto, manter uma alimentação saudável e ingerir muito líquido ao longo do dia auxilia na prevenção”.

Já às pessoas acometidas pelas viroses, a diretora do Hospital da Criança informou:

“Não existe tratamento para combater viroses. Temos que esperar o ciclo do vírus acabar. No entanto, podemos medicar a dor de cabeça, a febre o mal-estar, dentre outros sintomas. É bom ser dito que grande parte da sintomatologia da gripe e do resfriado é semelhante a diversas outras viroses; por isso, é importante a ida do doente a um posto de Saúde”.

Ela também recomendou solução fisiológica nasal (com água e sal), bem como vaporização do ambiente para umidificar o ambiente e facilitar a respiração do acometido por resfriado ou gripe.

Atendimento

Quanto ao atendimento de paciente no Hospital da Criança, Josenilde Corrêa Pereira informou que está muito bom.

“Meu filho (Samuel Peterson, de um ano e oito meses) chegou ao hospital, no sábado à noite com gripe e garganta inflamada. Durante aquela noite, ele ficou internado, já que estava tendo falta de ar. Às 9h do domingo, saiu da internação e atualmente estamos vindo diariamente para fazer nebolização. Estaremos vindo aqui até sexta-feira”.

Já Auzenir Nascimento, mãe da criança de um ano Ana Beatriz, lamentou o atual estado de saúde da filha de um ano de quatro.

“Há dois meses, minha filha apresentava sintomas de gripe, mas demorei muito a procurar um posto de saúde. Por isso, hoje ela está com suspeita de pneumonia”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.