SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão abre nesta semana, as inscrições para corais infantis, infanto-juvenis e adultos que queiram participar do 29º Festival Maranhense de Coros (Femaco 2005).
O Festival já tem data marcada. Será realizado no período de 23 a 29 de outubro, em São Luís (MA). O Festival Maranhense de Coros será promovido pela Universidade Federal do Maranhão, por intermédio do Departamento de Assuntos Culturais, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão.
O Festival é um projeto de extensão da UFMA, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, conta com o patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce, Banco do Brasil, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de São Luís, e tem como objetivo “estimular e difundir o canto coral, promover o intercâmbio cultural e o congraçamento entre a UFMA, os grupos participantes e a comunidade”, como informa Maria do Carmo Nunes, da equipe de execução do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 22 de julho. Participe e cante junto.
O 29º FEMACO será promovido em âmbito nacional. Para os corais da cidade de São Luís, o Femaco terá caráter seletivo em virtude do grande número de corais em atividade. Já os corais infantis, infanto-juvenis, de cidades do interior do Maranhão e demais estados brasileiros não serão submetidos a seleção.
A participação dos corais infantis e infanto-juvenis no Festival será feita mediante duas apresentações. O Festival reunirá em média, 40 grupos de canto coral.
Apresentações e repertórios
A primeira será no espaço central do Festival e uma segunda apresentação em espaço paralelo a ser acordado posteriormente pela comissão organizadora. Para os corais adultos de São Luís a seleção será feita em audição com a presença da comissão de seleção nos dias 28 e 29 de julho de 2005, no Teatro Alcione Nazareth, em São Luís (MA), às 19 horas.
O repertório da seleção deverá conter duas peças de livre escolha sendo uma a capella, conforme regulamento.
Maria do Carmo Nunes observa ainda que a” comissão de seleção será formada por três membros de notória formação musical e terá como critérios de avaliação: afinação, impostação vocal, interpretação, dicção, comunicação, repertório e equilíbrio vocal”.
As inscrições para o 29º FEMACO serão feitas desta terça-feira, 16 até o dia 22 de julho de 2005, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782-Centro. São Luís/MA) ou pelo e-mail: dac_ufma@yahoo.com.br.
As fichas de inscrição deverão conter um repertório formado por 4 (quatro) peças, sendo três peças de qualquer período e uma de repertório coral a capella; quatro) peças alternativas com os mesmos critérios do repertório descrito acima, para os casos de coincidência.
Para a seleção dos corais de São Luís o repertório é descrito regulamento que encontra-se a disposição dos interessados no site www.ufma.br ou pode ser remetido para os emails dos corais interessados.
O diretor do DAC, Euclides Moreira Neto, lembra que, “em caso de coincidência de repertório de até três corais, será observada a data e ordem de recebimento da inscrição. Para os corais infantis e infanto-juvenis o repertório conterá três músicas de livre escolha e duas alternativas.
Será necessário anexar à ficha de inscrição, cópias das partituras, relação nominal dos coralistas, síntese histórica do coral evidenciando seus objetivos, dados biográficos do(a) regente, fotografias”.
Inscrições
Para os corais de cidades do Maranhão e outros estados do Brasil, além do material citado no referido regulamento, enviar gravação em fita de vídeo ou áudio (cassete) e/ou CD para divulgação.
A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo regente ou responsável pelo coral, observando o regulamento e enviado para DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS CULTURAIS/PROEX/UFMA (Rua Grande,782 - Centro. São Luís/MA. Cep 65.020-250. (0xx98)3232-3901/ FAX: (0xx98)3231-2887.
Os corais de São Luís serão avisados do êxito da seleção até 5 de agosto. Os corais de outras cidades do Maranhão e outros estados deverão confirmar sua participação, impreterivelmente, até o dia 30 de setembro de 2005.
Maria do Carmo Nunes lembra ainda que, “no encerramento de cada noite do Festival será apresentado uma peça comum a todos os corais, cuja partitura será enviada posteriormente”. Os corais participantes receberão certificados e troféus de participação.
Durante a realização do 29º FEMACO os corais ficarão à disposição da comissão organizadora para apresentações paralelas comprometendo-se a participar da agenda que será previamente programada.
Fará parte da programação do 29º FEMACO apresentações de corais de São Luís convidados por sua especificidade social. A coordenação do 29º FEMACO não se responsabilizará pelo transporte, alimentação e deslocamento durante o evento, como também por qualquer despesa contraída pelo grupo antes, durante e depois do evento,
A coordenação do 29º FEMACO estabelecerá um canal para intermediar hospedagem e alimentação através do endereço e telefones citados no regulamento. O não cumprimento ao presente regulamento implicará na aceitação do coral à próxima edição do FEMACO.
A inscrição do coral implica na aceitação integral do presente regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do 29º FEMACO, como informou o diretor do DAC, Euclides Moreira Neto.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.