Organizadores do III Cine São Luís divulgam programação parcial do evento

O Festival Internacional de Cinema está marcado para acontecer no período de 10 a 27 de março.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h51

SÃO LUÍS - O III Cine São Luís - Festival Internacional de Cinema, marcado para acontecer no período de 10 a 27 de março, no Cine Praia Grande, está com parte da programação definida. A terceira edição do evento apresentará vários trabalhos, entre longas, curtas e vídeos. Haverá também a participação de grandes cineastas que mostrarão seus novos filmes além de ministrarem oficinas. Está programada ainda a exibição de vídeos maranhenses.

Entre os selecionados estão os brasileiros A Oitava Cor Do Arco-Íris, de Amauri Tangará, e Concerto Campestre, de Henrique de Freitas Lima. Há ainda produções da China, Dinamarca, Turquia, França e Alemanha, entre outros países. Estão programados ainda vários eventos a exemplo dos módulos do cinema francês e italiano, documentários, filmes infantis e animações.

Uma das promessas do festival para este ano serão duas produções de expoentes do novo cinema dinarmaquês. Trata-se de Corações Livres, de Susanne Bier, e Reconstrução de um Amor, de Christoffer Boe. O primeiro é uma produção do movimento Dogma 95, idealizado por Lars Von Trier que gerou obras importantes como Festa de Família e Os Idiotas. O segundo é uma superprodução premiada no Festival de Cannes.

De acordo com informações publicadas no site do festival, a lista completa dos filmes que serão exibidos na terceira edição do Cine São Luís deverá ser divulgada em breve. Também está sendo finalizada a programação de cursos e oficinas. Entre os convidados, estão Sylvio Back, diretor de filmes como Yndio do Brasil, Aleluia Gretchen e Cruz e Sousa, este último exibido na segunda edição do festival em 2004.

Durante o festival, o diretor fará uma pré-estréia de seu novo filme, Lost Zweig, que conta a história dos últimos dias do escritor austríaco Stefan Zweig, autor do clássico Brasil, um País de Futuro. O filme aborda a viagem do escritor para o Brasil que, com sua mulher, cometeu suicídio até hoje não explicado. A película só será lançada comercialmente nos cinemas brasileiros em abril.

Syvio Back nasceu em Blumenau, Santa Catarina, em 1937. Ex-jornalista e crítico de cinema, autodidata, iniciou-se na direção cinematográfica em 1962, tendo realizado e produzido até hoje 36 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Entre seus filmes destacam-se ainda A Guerra dos Pelados (1971), Revolução de 30 (1980), República Guarani (1982), Rádio Auriverde (1991) e A Babel da Luz (1992). Back também é poeta e escritor.

Outro que também já confirmou presença no festival é o cineasta Nelson Pereira dos Santos, que terá Raízes Do Brasil, que tem no elenco Chico Buarque, Miucha, Antonio Candido e Silvia Buarque, exibido no Cine São Luís.

No filme, a vida e obra de Sérgio Buarque de Hollanda, um dos principais intelectuais do Brasil no século XX e autor dos livros Raízes do Brasil e Visões do Paraíso. Dividida em duas partes, a película mostra desde o cotidiano de Sérgio, incluindo o modo como interagia com a família e amigos, até um panorama cronológico de sua época, em que lidou com o nazismo, os anos de Getúlio Vargas no poder e a ascensão do movimento modernista no Brasil.

EVENTO:

III Cine São Luís, Festival Internacional de

Cinema do Maranhão

QUANDO:

De 10 a 27 de março

ONDE:

Cine Praia Grande (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Praia Grande)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.