RIO - O presidente do BNDES, Guido Mantega, e o ministro da Cultura, Gilberto Gil, se reuniram na sede do Banco nesta terça-feira para discutir formas de atuação conjunta em dois projetos que democratizam o acesso a bens culturais. Um dos projetos prevê a instalação de mil novas bibliotecas em municÃpios que ainda não contam com serviços públicos desse tipo. O outro trata da criação de um sistema digital para preservação e livre distribuição da música brasileira.
O projeto Bibliotecas Populares tem o objetivo de implantar 500 unidades neste ano e mais 500, em 2006, chegando a municÃpios carentes em todas as regiões do paÃs, nos quais vivem cerca de 14 milhões de pessoas. Já o projeto Canto Livre visa implantar um canal de acesso à internet para preservação e disseminação da música brasileira, com três tipos de conteúdo: acervos de domÃnio público; acervos históricos privados de parceiros que participem do projeto; contribuições voluntárias de interessados em integrar a iniciativa. A idéia vem sendo desenvolvida pelo Porto Digital de Recife - pólo de pequenas empresas especializadas em tecnologia da informação, apoiado pelo BNDES.
Leia outras notÃcias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.