Balacobaco: Rita Lee estréia turnê nacional

Jamari França - Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

RIO - O caldeirão da Vó Rita vai fumegar neste final de semana com a temporada de abertura da turnê Balacobaco no Rio de Janeiro. E um dos ingredientes mais picantes da poção mágica da nossa bruxinha do bem será ''I wanna be sedated'', dos Ramones.

- Essa é do lobby do Beto. Desta vez me sinto mais corajosa de colocar mais músicas do disco novo sem medo de ser feliz. Vamos tocar ''A gripe do amor'', ''Balacobaco'', ''Amor e sexo'', ''Tudo vira bosta'', ''Copacabana boy'', ''Hino dos malucos e coisas que há séculos não tocava, como ''Esse tal de roquenrou, Perto do fogo, Coisas da vida e ''Top top''. Tem uma mistura muito boa aí.

Uma das mais geniais do novo disco é ''Hino dos malucos'' porque ela, com cinco décadas de maluquez e 57 anos de vida nas costas, entende do riscado.

- Um maluco mais experiente é um maluco superior. Eu costumo dizer que a grande rebeldia dos meus filhos é a caretice. Eu acho que é isso mesmo, acho careta quem toma drogas, hoje. Essa meninada de hoje tem acesso a tudo. No meu tempo, para sentirmos ares de liberdade, era preciso tomar um ácido.

''Tudo vira bosta'', uma pérola que o veterano Moacyr Franco mandou para ela é uma reflexão sobre a vida nossa de cada dia mas também se aplica ao cotidiano.

- Mais fácil dizer o que não virou bosta neste fim de ano - diz Rita, que deu uma giradinha discreta de metralhadora comentando fatos recentes.

A sagração de Mick Jagger como cavaleiro do império britânico?

- Nos Stones, quem sempre gostei bem mais, que é o legítimo doidão é o Keith, o Jagger é bem social climber.

Rita também dá uma discreta torcida de nariz para os atuais donos do poder.

- Existe um lado de incoerência do PT, por exemplo, com relação à Heloísa Helena e aos radicais... os PTs sempre foram coerentes na votação deles, na hora de continuar na coerência, que é uma loucura ser político e coerente ao mesmo tempo, eles expulsaram, o que me deixou chocada. Fiquei meio decepcionada com certas pessoas do PT, ainda bem que sou do Partido Verde, PV na veia, sempre! Em compensação, o melhor ministro da Cultura que tivemos até hoje foi o Gilberto Gil, sem dúvida.

E os americanos sujando os dedinhos nos nossos aeroportos?

- Pois é, fico imaginando a cena: o Bush entrando no Brasil e sendo obrigado a colocar a impressão digital lá... e aí descobrem que ele só sabe fazer um 'x'.

Rita distribui suas bençãos para alguns talentos revelados em 2003 como o grupo Dona Zica, capitaneado pelas filhas de figuras de ponta da vanguarda paulista, Anelis Assumpção (de Itamar Assumpção) e Iara Rennó (Carlos Rennó e Alzira Espíndola) - "é muito doido" - e chama de "filhas, sem dúvida", Maria Rita e Preta Gil.

Também promete uma nova e quentíssima temporada do 'Saia Justa', o sarau que ela divide no canal GNT com Marisa Orth, Fernanda Young e Monica Waldvogel

- Diga ao povo que ficamos. A química das quatro é perfeita, a GNT é só elogios pra gente e nós adoramos fazer, nos damos muito bem, não tem ego. É uma delícia encontrar com elas toda semana pra fofocar. De repente ganhei essas amigas muito carinhosas, inteligentes, maravilhosas e, de quebra, Suzana Villas Boas que é uma mulher porreta ... ainda faremos muitas coisas juntas, nos aguardem!

Lovely Rita está com a corda toda e não dá sinais de cansaço ou de pensar em aposentadoria.

- Eu gostaria de nascer na família do Antonio Ermílio de Moraes, mas ainda assim não deixaria a música, porque adoro mexer com isso, jamais iria parar, continuo achando a melhor profissão de existe. Acho chiquérrimo morrer no palco. Tô achando que essa turnê vai ser uma delícia!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.