Barry White morre em Los Angeles aos 58 anos

Globo.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h18

LOS ANGELES - O cantor de rhytm'n'blues Barry White, 58 anos, nesta sexta-feira por problemas causados pela hipertensão arterial, informou seu empresário Ned Shankman. Ele estava hospitalizado desde setembro do ano passado. Ele era casado com Catherine Denton e tinha oito filhos e netos.

Barry White começou sua carreira como vocalista do grupo Upfronts em Los Angeles, mas logo desistiu e passou a ser apenas produtor do mesmo grupo. Depois trabalhou para várias gravadoras na cidade como diretor artístico e descobriu um grupo chamado The Versatiles que faria sucesso com o nome de 5th Dimension. Ele conseguiu alguns sucessos com as cantoras Viola Mills e Felice taylor, aumentando sua cotação no mercado.

Uma outra descoberta foi o grupo feminino Love Unlimited, que foi contratado por Russ Regan, do selo UNI, e cujo single ''From a girl's point of view'' vendeu 1 milhão de cópias. Quando Regan saiu da UNI, White decidiu lançar um cantor e gravou, cantando, uma fita com três músicas de onde pretendia tirar um single assim que achasse alguém. Um amigo dele, Larry Nunes, ouviu e começou a insistir que ele deveria se lançar como cantor e, em 1973 saiu o primeiro LP com o grande sucesso ''I'm gonna love you just a little more baby'' pela 20th Century Records. Logo em seguida, ele conseguiu levar o Love Unlimited para a sua gravadora e lançou outro enorme sucesso, ''Love's theme'', assinado como Love Unlimited Orchestra, com vendagens superiores a 1 milhão de cópias.

Daí em diante, ele abriu as torneiras, gravando mais de 10 discos na década de 70, acumulando um hit atrás do outro entre músicas românticas e dançantes carregadas de sensualidade que estouraram na febre das discotecas. Seus hits incluem ''I'm gonna love you just a little more, baby'', ''I've got so much to give'', ''Never, never gonna give ya up'', ''Honey please, can't ya see'', ''Can't get enough of your love, babe'', ''You're the first, the last, my everything'' e ''What Am I gonna do with you'', entre muitos. Sua voz de barítono tinha um efeito especial quando ele falava frases provocantes nas canções, como em ''Love serenade'', de 1975, em que diz "eu quero você como veio ao mundo/ Não quero sentir roupa alguma..."

Numa entrevista em 1990, ele contou que seu timbre de voz mudou da noite para o dia: "eu e minha mãe levamos um susto quando eu falei uma manhã. Foi totalmente inesperado. Meu peito tremia. Minha mãe ficou me olhando espantada e eu olhando para ela. De repente ela começou a sorrir e disse 'meu filho é um homem agora.'''

Nascido a 12 de setembro de 1944 em Galveston, Texas, ele foi criado no bairro pobre de South Central, em Los Angeles, numa família de classe média baixa e chegou a ser preso aos 15 anos por roubar pneus. Em vez de enveredar pelo crime, a vergonha de ser preso o encaminhou para a música, sua paixão.

Depois dos dias de glória dos anos 70, Barry caiu no ostracismo nos anos 80 e só em 1994 voltou a ter um grande sucesso com ''Practice what you preach'', do CD ''The icon is love''. Seu single ''Staying power'', de 1999, ganhou dois Grammy e foi seu último grande momento. A partir daí, ele começou a apresentar constantes problemas causados pela hipertensão arterial que o impediram de trabalhar com regularidade. O currículo de Barry White soma 106 discos de ouro e 41 de platina, e 20 singles de ouro e platina. Ele vendeu mais de 100 milhões de cópias no mundo inteiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.