Cinema: "Carandiru" é o destaque das estréias da semana

Reuters Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h21

SÃO PAULO - Filme brasileiro mais aguardado do ano, "Carandiru", de Hector Babenco, é inspirado no best-seller do médico Drauzio Varella, há mais de 160 semanas na lista do mais vendidos. O longa-metragem estréia nesta sexta-feira, em 250 salas de cinema do país.

Assim como o livro "Estação Carandiru", o filme narra diversas histórias dentro da Casa de Detenção de São Paulo, culminando com a invasão das Tropas de Choque da Polícia Militar, em 1992, que deixou 111 detentos desarmados mortos.

No elenco de 26 protagonistas, Rodrigo Santoro aparece como o travesti Lady Di, que se casa com o detento Sem Chance, interpretado por Gero Camilo. Outro destaque é Caio Blat, no papel de Deusdete, que encontra seu amigo de infância na prisão.

Outras participações são do rapper Sabotage, morto no começo do ano, da cantora Rita Cadillac, que interpreta ela mesma durante um show na penitenciária, do ator Lázaro Ramos ("Madame Satã) como um surfista viciado em crack e de Leona Cavalli ("Um Céu de Estrelas"), a mulher infiel que acaba assassinada pelo marido.

Confira a seguir os outros três filmes que entram em cartaz neste final de semana:

"SEXO POR COMPAIXÃO" (Sexo por compasión, 2000, dir. Laura Mana) - Ambientado num vilarejo mexicano sem nome, o filme de estréia de Laura Mana começa em preto-e-branco com Manolo abandonando sua mulher arrasada, Dolores, pelo estranho motivo de que ela é bondosa demais.

No intuito de pecar um pouco para tentar resgatar seu marido, Dolores muda seu nome para Lolita e passa a ser o refúgio espiritual e sexual dos homens infelizes do povoado. O longa-metragem fica então colorido e a felicidade parece pairar sobre cada habitante do local.

Vencedor do festival de Málaga, na Espanha, "Sexo por Compaixão" segue num clima de realismo mágico com boas cenas de comemorações na vila e com trilha sonora à base de violão.

"RECÉM-CASADOS" (Just Married, 2003, dir. Shawn Levy) - Ashton Kutcher e Brittany Murphy fazem o papel um casalzinho norte-americano que não pára de brigar durante sua lua-de-mel na Europa.

Ela é o protótipo da princesinha de Beverly Hills, que estuda artes plásticas numa faculdade cara, enquanto ele é o próprio rapaz de origem operária.

Apesar dos momentos realmente divertidos, as piadas começam a cansar à medida que as brigas, os acidentes e o azar perseguem os dois pela Europa.

"PROCURA-SE AMOR EM BARCELONA" (Gaudi Afternoon, 2001, dir. Susan Seidelman) - Usando como pano de fundo a comunidade de estrangeiros residentes em Barcelona, o filme conta a história de uma escritora sem raízes que vira detetive a contragosto.

Ela é procurada por uma morena misteriosa, Frankie, que lhe oferece dinheiro para ajudá-la a encontrar uma pessoa desaparecida.

Frankie na realidade é um travesti e está à procura de sua ex, Ben. Esta deixou Frankie por uma deusa hippie, April, levando com ela a filha dos dois.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.