Hospital Universitário Presidente Dutra anuncia 1º transplante de tecido humano

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h23

SÃO LUÍS- Nesta sexta-feira (07), às 9:30h, o Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra receberá a imprensa para divulgar o PRIMEIRO TRANSPLANTE DE TECIDO HUMANO em uma paciente de 25 anos, portadora de estenose da válvula cardíaca pulmonar(estreitamento da artéria). A paciente receberá alta também na sexta-feira e está passando bem.

O Transplante desta natureza feito pela Primeira vez no Maranhão no Hospital Universitário Da UFMA (HUUFMA), só foi possível graças a um convênio feito com o Banco De Homoenxerto de Santa Catarina (BHSC), onde este Possibilitou a Triagem da Equipe do HU (Cardiologistas e Enfermeiros).

O Transplante de Tecido Humano feito na paciente Leonice Pereira , de 25 anos, é uma tecnologia avançada, pela sua durabilidade por muitas décadas e por não formar coagulação, ao passo que com a utilização de tecido de animal (como se costumava fazer do porco e bovino) e durabilidade é de curto espaço de tempo (em média 3 anos).

É uma técnica, portanto mais recomedável por outros grande fator: é mais econômica. Em indivíduos jovens como o caso desta paciente, o tempo de permanência da valva no paciente é ainda muito maior, segundo o cardiologista responsável pela equipe do transplantes, Dr. Vinícius Nina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.