Na cidade balneária

Festejo de São José de Ribamar se encerra neste domingo (28) com romaria e show de Gabriel Melônio

Neste ano, o Festejo de São José de Ribamar foi iniciado dia 10.

Na Mira, com informações da Secom

Atualizada em 28/09/2025 às 11h22
Festejo de São José de Ribamar é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão desde 2024. (Foto: Divulgação)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Até este domingo (28), o Maranhão celebra o tradicional Festejo de São José de Ribamar, na cidade que leva o nome do padroeiro, na Grande llha de São Luís. O show de encerramento é com Gabriel Melônio, às 20h.

A cidade de São José de Ribamar, localizada na região metropolitana de São Luís, é reconhecida nacionalmente como um dos mais importantes centros de peregrinação religiosa do país. O Festejo de São José de Ribamar, realizado anualmente no mês de setembro, atrai milhares de fiéis, romeiros e turistas, configurando-se como um dos maiores eventos religiosos e culturais do Maranhão.

Romaria de Encerramento do Festejo de São José de Ribamar

Neste ano, o Festejo de São José de Ribamar foi iniciado dia 10. O encerramento será neste domingo (28) com a realização da tradicional Grande Romaria. Saindo do Santuário, às 16h, a Romaria seguirá pela avenida Gonçalves Dias até o Cruzeiro, retornando ao Santuário para a celebração da Santa Missa às 18h, na Praça da Matriz.

A celebração é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão desde 2024, por carregar a identidade, a história e a memória vinculada à devoção e fé do povo maranhense.

Governador Carlos Brandão participa de missa e aponta obras

O governador Carlos Brandão, que esteve na celebração nesse sábado (27), informou que a comunidade solicitou a revitalização do santuário, que está com problemas estruturais e que ele já determinou às equipes técnicas do Governo do Maranhão que faça a avaliação e elabore o projeto. Ele destacou a obra viária que vai do viaduto do Alphaville até o Posto Maracajá, para facilitar o acesso ao município, além da chamada Estrada dos Romeiros, que vai do bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, até São José de Ribamar.

Histórico das homenagens a São José de Ribamar

Segundo o pesquisador Antônio Miranda, as homenagens a São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, se iniciaram ainda no século XVII, quando se registrou a fundação da cidade. Os primeiros padres chegaram a São José de Ribamar por volta de 1618, onde já encontraram as imagens da Sagrada Família veneradas por povos indígenas que viviam no lugar.        

O primeiro registro de uma grande romaria só surgiu em 1821. No ano de 2001, as imagens de São José de Ribamar foram levadas para São Luís, a fim de passar por restaurações. Na oportunidade, a comunidade ribamarense, unida aos romeiros e peregrinos, realizou a primeira grande romaria, que mais tarde receberia o nome de “Caminho de São José de Ribamar”.

O festejo representa um ato de fé, e é também um momento de integração social, cultural e comunitária, reafirmando o papel de São José de Ribamar, que é visto como protetor e padroeiro do povo maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.