luto

James Van Der Beek, astro de “Dawson’s Creek”, morre aos 48 anos

Ator enfrentava a doença desde 2024 e recebeu homenagens de fãs e colegas de elenco nas redes sociais.

Na Mira

James Van Der Beek, astro de “Dawson’s Creek”, morre aos 48 anos. (Divulgação)

MUNDO - O ator norte-americano James Van Der Beek morreu nesta quarta-feira (11), aos 48 anos, após complicações de um câncer colorretal. Conhecido mundialmente por interpretar Dawson Leery na série “Dawson’s Creek”, ele tratava a doença desde 2024. A informação foi divulgada nas redes sociais do artista, em uma mensagem publicada pela família.

“Há muito a compartilhar sobre seus desejos, seu amor pela humanidade e o valor sagrado do tempo. Estes dias virão. Por ora, pedimos privacidade pacífica enquanto lamentamos nosso amado marido, pai, filho e amigo”, diz o comunicado.

Van Der Beek revelou o diagnóstico em novembro de 2024, quando informou que o câncer estava em estágio 3. Desde então, vinha se afastando de compromissos públicos para se dedicar ao tratamento, mas mantinha contato com fãs por meio das redes.

Ícone de uma geração com “Dawson’s Creek”

O ator ganhou projeção no fim dos anos 1990 ao protagonizar “Dawson’s Creek”, série que estreou em 1998 e acompanhava a rotina de um grupo de adolescentes na fictícia cidade de Capeside, em Massachusetts. A trama abordava amizade, amor e as inseguranças da juventude, tendo o aspirante a cineasta Dawson como figura central.

O sucesso do seriado marcou uma geração e também impulsionou as carreiras de nomes como Katie Holmes, Michelle Williams e Joshua Jackson.

Mesmo após o auge da produção, Van Der Beek seguiu trabalhando no cinema e na televisão. Ele estrelou o filme “Marcação Cerrada” (1999) e, nos últimos anos, dedicou-se a trabalhos de dublagem, participando de projetos como a série infantil “Vampirinha” (2017) e o filme “Outro Amor Fora do Tempo” (2025).

Em setembro de 2025, o elenco de “Dawson’s Creek” chegou a se reunir em um evento beneficente em apoio à organização F Cancer e ao próprio ator. Na ocasião, ele não pôde comparecer presencialmente por causa da saúde, mas fez uma participação virtual surpresa.

A morte de Van Der Beek gerou comoção entre fãs que cresceram acompanhando a série e viam no personagem um retrato sensível da adolescência. Ele deixa familiares, amigos e uma legião de admiradores que acompanharam sua trajetória ao longo de quase três décadas de carreira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.