MUNDO - O YouTube será a nova casa do Oscar a partir de 2029. A plataforma pertencente ao Google conquistou os direitos para sediar a principal premiação do cinema mundial, superando outras propostas, entre elas, a da ABC, emissora que transmite a cerimônia desde 1976. O contrato atual da Disney com a Academia segue válido até 2028.
Com o novo acordo, a transmissão do Oscar passará a ser gratuita e global, ampliando significativamente o acesso do público à cerimônia e aos conteúdos que cercam o evento.
Transmissão global e acesso ampliado
Além da cerimônia principal, o acordo prevê que o YouTube exiba a cobertura do tapete vermelho, conteúdos de bastidores e acesso ao tradicional Governors Ball. A parceria também inclui outros eventos e iniciativas da Academia, como o anúncio dos indicados ao Oscar, o almoço dos indicados, o Governors Awards, o Student Academy Awards, o Scientific and Technical Awards, entrevistas com membros da Academia e cineastas, além de programas educativos e podcasts.
A proposta reforça a estratégia da Academia de alcançar novos públicos e se conectar com audiências mais jovens e digitais.
Para Neal Mohan, CEO do YouTube, a parceria representa um passo importante para preservar e ampliar o legado da premiação.
“O Oscar é uma das nossas instituições culturais essenciais, que homenageia a excelência na narrativa e na arte. A parceria com a Academia levará essa celebração a espectadores de todo o mundo e inspirará uma nova geração de criativos e cinéfilos”, afirmou.
Do lado da Academia, o acordo também foi celebrado. O CEO Bill Kramer e a presidente Lynette Howell Taylor destacaram o caráter internacional da instituição e o potencial do YouTube para ampliar o alcance do cinema em escala inédita.
Fim de um ciclo histórico com a ABC
Apesar de a mudança parecer, à primeira vista, uma derrota para a ABC, fontes internas indicam que o encerramento do contrato foi visto como um alívio pela emissora. Segundo o Deadline, os valores pedidos pela Academia e o modelo do acordo não se mostraram vantajosos para a Disney, que vinha enfrentando desafios para manter altos índices de audiência.
Em nota, a ABC afirmou ter orgulho de sua longa trajetória com a premiação. “A ABC tem o orgulho de ser a casa do Oscar por mais de meio século. Aguardamos as próximas três transmissões, incluindo a celebração do centenário da premiação em 2028”, disse uma porta-voz da emissora.
Com a mudança, o Oscar entra em uma nova era digital, apostando no alcance massivo do YouTube para reinventar sua relação com o público e manter sua relevância cultural no cenário global do entretenimento.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.