ATIVISMO

Stevie Wonder revela bastidores da luta pelo feriado de Martin Luther King Jr. em novo documentário

O projeto ainda não tem data de estreia prevista para ir ao ar.

Na Mira

Atualizada em 02/07/2025 às 15h25
O projeto ainda não tem data de estreia prevista para ir ao ar. (Reprodução)

MUNDO - Stevie Wonder está prestes a compartilhar uma das histórias mais impactantes e pouco conhecidas de sua trajetória como ativista: a luta para transformar o aniversário de Martin Luther King Jr. em um feriado nacional nos Estados Unidos. Em colaboração com a Time Studios, a produtora do artista, Eyes ‘n’ Sound, está desenvolvendo um documentário ainda sem título que promete explorar os bastidores políticos, culturais e musicais por trás dessa conquista histórica, oficializada pelo presidente Ronald Reagan em 1983.

A direção do longa-metragem ficará a cargo da indicada ao Oscar Traci Curry, reconhecida por seu trabalho sensível e rigoroso em narrativas voltadas à justiça social, como em "Attica" e "Hurricane Katrina: Race Against Time". O documentário abordará momentos-chave da luta, incluindo a criação da icônica canção "Happy Birthday", composta por Wonder e lançada em seu álbum "Hotter Than July" em 1980. Embora amplamente utilizada em celebrações de aniversários, a música foi originalmente escrita como um hino da campanha pela oficialização do Martin Luther King Jr. Day, uma informação que muitos desconhecem.

O filme contará com imagens inéditas de arquivo e incluirá a participação direta de Stevie Wonder, que compartilhará reflexões pessoais sobre o movimento e os bastidores da campanha que mobilizou líderes, artistas, ativistas e milhões de cidadãos ao longo dos anos. Em um comunicado, Wonder expressou sua empolgação para contar essa história: "Estou animado para contar a história da criação do feriado em homenagem a Martin Luther King Jr. Mais importante ainda, quero que aprendamos e relembremos essa história com os olhos de hoje. Se realmente entendermos como essa lei foi conquistada, vamos apreciar profundamente o poder do povo."

A co-presidente da Time, Lynne Benioff, que atua como produtora executiva do projeto, destacou a importância da iniciativa: "É uma honra trazer esse capítulo fundamental da história à luz e trabalhar com Stevie Wonder para contar como sua arte e ativismo ajudaram a moldar um movimento nacional. Acreditamos que esse filme vai inspirar conversas importantes sobre o impacto que uma única voz pode ter na cultura e no mundo."

A produção do documentário é uma colaboração entre Wonder e Theresa Cropper, pela Eyes ‘n’ Sound LLC, em parceria com a Time Studios. O projeto ainda não tem data de estreia prevista para ir ao ar. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.