Musica

Marcos Lamy mobiliza artistas para o BRICS Melody

Inscrições para a edição de 2026 seguem abertas até fevereiro.

Na Mira

Músico atuou como representante do Brasil no festival internacional em 2024. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – Após representar o Brasil no festival internacional BRICS Melody em 2024, o músico, pesquisador e diretor do Instituto de Educação Baia e Batuca (IEBABA), Marcos Lamy, passa a atuar na mobilização de artistas da cultura popular brasileira, com atenção especial ao Maranhão, para a seletiva da edição de 2026 do projeto. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de fevereiro de 2026.

Experiência internacional fortaleceu atuação cultural

Único representante brasileiro na edição de 2024, Marcos Lamy levou aos palcos de Ulyanovsk, na Rússia, instrumentos, sonoridades e narrativas da cultura popular brasileira. Com quatro álbuns lançados e uma trajetória ligada à salvaguarda cultural, o artista considera a participação no festival um marco em sua carreira.

Segundo Lamy, o intercâmbio proporcionado pelo projeto amplia o alcance das tradições musicais e reforça a importância do diálogo entre culturas. Ele destaca que o evento permite apresentar a diversidade da música brasileira em um ambiente de troca com artistas de outros países.

Festival promove intercâmbio entre países do BRICS

O BRICS Melody é um projeto cultural internacional realizado pelo Escritório de Projetos para Cooperação Juvenil Rússia-BRICS, com apoio do Fundo Presidencial de Iniciativas Culturais da Rússia. A proposta é fortalecer a cooperação humanitária entre os países do bloco por meio da música tradicional apresentada em linguagem contemporânea.

A iniciativa reúne músicos do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e de países que passaram a integrar recentemente o BRICS, criando um espaço de conexão cultural por meio da música.

Edição de 2026 terá programação ampliada

Para 2026, o projeto prevê uma agenda internacional mais extensa. As atividades ocorrerão na Rússia, com etapas em Moscou e Ulyanovsk no mês de abril, e na Índia, em setembro. Além das apresentações ao vivo, os músicos selecionados participarão de colaborações artísticas e da gravação de um álbum coletivo.

Convocatória busca músicos da cultura popular

A seletiva é voltada a artistas que atuam com instrumentos musicais tradicionais e que estejam dispostos a apresentar suas referências culturais em formato contemporâneo, dentro de um contexto de colaboração internacional.

Marcos Lamy faz um chamado direto aos artistas do Maranhão e do Brasil, ressaltando a importância de uma representação plural no festival. Para ele, a participação coletiva fortalece a visibilidade da cultura popular brasileira e amplia as oportunidades de intercâmbio e profissionalização no cenário internacional.

Inscrições seguem abertas até fevereiro de 2026

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 15 de fevereiro de 2026. O processo seletivo exige o preenchimento de formulário com informações pessoais, trajetória artística, registros de performances e justificativa de participação no projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.