Cinema itinerante

Projeto "SOLta na Maré" leva cinema solar para comunidades maranhenses

As ações distribuirão sessões de cinema itinerante, oficinas e apresentações artísticas nas ilhas de Caçacueira e Lençóis.

Na Mira, com informações da assessoria

Projeto "SOLta na Maré" leva cinema solar a comunidades maranhenses. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Durante o mês de novembro, os moradores das ilhas de Caçacueira e Lençóis, entre as cidades maranhenses Cururupu e Apicum-Açu, receberão o projeto “SOLta na Maré”, cinema itinerante movido a energia solar. O evento será realizado entre os dias 24 e 28 de novembro.

O evento levará uma experiência cultural e educativa inédita às localidades, com dois dias de exibições de filmes ao ar livre, com foco na promoção de inclusão, sustentabilidade e valorização das histórias e identidades. 

Cinema movido a energia solar

Durante cada sessão, serão projetados filmes para o público infantil e adulto ao ar livre, todos movidos inteiramente por energia solar, respeitando o meio ambiente e levando às comunidades a experiência de assistir a filmes em tela grande.

O projeto “SOLta na Maré” exibirá filmes nacionais como o longa-metragem maranhense “Betânia”, assim como animações selecionadas pelo festival Anim!Arte e pelo Cine Sesc-MA, que refletem as realidades e diversidades do Brasil.

Sessões de oficinas com foco no audiovisual

Além das sessões especiais, serão realizadas oficinas de produção audiovisual voltadas para jovens, adultos e idosos aprenderem a criar conteúdo com seus próprios celulares. 

Durante as atividades formativas, será promovida também a discussão sobre ética na produção de conteúdo, combate à desinformação e o impacto das fake news. A proposta é compreender a importância de consumir, criar e compartilhar conteúdo de forma ética e responsável, criando uma cultura digital consciente e participativa.

Outro destaque da programação serão as apresentações culturais com atrações locais para encerrar o dia de atividades em cada ilha.

Projeto SOLta na Maré

Com uma estrutura de cinema movida a energia solar e um sistema móvel e sustentável, que permite que o cinema alcance áreas remotas sem afetar o ecossistema, o projeto apresenta um modelo de evento cultural sustentável que visa inspirar as comunidades.

O projeto é formado por mulheres maranhenses com experiência no audiovisual e nas artes integradas. Além disso, a iniciativa carrega também o objetivo de retratar toda essa bagagem em vídeo.

O evento também contribui para os debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao abordar temas como igualdade de acesso, educação de qualidade, redução das desigualdades e promoção cultura como direito humano universal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.