MARANHÃO - O espetáculo SER(tão), do grupo Movidos Dança, do Rio Grande do Norte, inicia em outubro sua primeira turnê nacional. Com coreografia e direção de Mário Nascimento, do Corpo de Dança do Amazonas, e direção artística de Anderson Leão, o espetáculo estreia no Maranhão entre os dias 11 e 15 de outubro, passando por Santa Rita e São Luís. A circulação marca um encontro entre regiões, culturas e modos de existir.
Mais do que uma apresentação de dança, SER(tão) convida o público a mergulhar em um Nordeste futurista, onde a resistência se manifesta pelo corpo em movimento, a fé pulsa em cada gesto e a pluralidade constrói novas paisagens poéticas. A narrativa do espetáculo celebra transformações e multiplica formas de ser, reunindo corpos diversos em uma mesma cena.
O espetáculo contará com recursos de acessibilidade, incluindo intérpretes de Libras, audiodescrição, abafadores sonoros para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e espaços reservados para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Um Nordeste que se reinventa
De acordo com o bailarino e diretor Daniel Silva, o processo de criação de SER(tão) foi uma jornada de descoberta.
“Precisávamos, junto ao coreógrafo Mário Nascimento, descortinar esse Ser que habita áreas afastadas dos grandes centros, mas que também é detentor dos avanços da sociedade. Esse Ser que garante, com seu suor, o alimento da nação, e que produz mais do que isso: histórias, cultura, que abraça os avanços tecnológicos sem abrir mão de sua origem. Mostrando que não existe o velho e o novo, mas um Ser que pode ser tão, e ser tudo o quanto quiser”, relata Daniel.
A turnê começa em Santa Rita, no Centro de Convenções José Gonçalo, com apresentação no sábado (11 de outubro, às 19h). No mesmo espaço, na segunda-feira (13 de outubro), acontece a oficina Movidos à Dança, das 14h às 17h, com inscrições gratuitas pelo site www.movidosdanca.com/vale.
Em São Luís, o espetáculo será apresentado no Teatro João do Vale, na quarta-feira (15 de outubro, às 19h). A capital também recebe duas oficinas gratuitas: a primeira na sexta (10 de outubro) no Centro Cultural Vale Maranhão, e a segunda na terça (14 de outubro) no Teatro Tablado Luiz Pazzini (UFMA / Praia Grande).
Depois das apresentações no Maranhão, o grupo segue para o Sudeste, com passagens confirmadas por Minas Gerais e Espírito Santo, levando ao público de outras regiões um Nordeste que se reinventa sem perder suas raízes.
Movidos Dança: corpos plurais em movimento
O Movidos Dança é um grupo de dança contemporânea fundado em 2018, em Natal (RN), pelos artistas Anderson Leão e Daniel Silva. A companhia busca novas perspectivas para a dança, apostando na diversidade corporal como potência criativa.
Formado por pessoas com e sem deficiência, o grupo tem se dedicado à pesquisa do movimento contemporâneo, propondo à cena cultural um espaço de liberdade para corpos plurais e expressões múltiplas.
A circulação de SER(tão) conta com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, produção da Alma do Minho e realização do Movidos Dança, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Temporada SER(tão) no Maranhão
- Apresentações
Santa Rita (MA)
11 de outubro de 2025
Centro de Convenções José Gonçalo
19h
Entrada gratuita
São Luís (MA)
15 de outubro de 2025
Teatro João do Vale
19h
Ingressos gratuitos e limitados: www.movidosdanca.com/vale
Oficinas Movidos à Dança
Inscrições gratuitas: www.movidosdanca.com/vale
São Luís (MA) – 10 de outubro
Centro Cultural Vale Maranhão | 14h às 17h
Santa Rita (MA) – 13 de outubro
Centro de Convenções José Gonçalo | 14h às 17h
São Luís (MA) – 14 de outubro
Teatro Tablado Luiz Pazzini / UFMA (Praia Grande) | 15h às 17h
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.