MARANHÃO - As inscrições para a 1ª edição do MAPA – Mostra de Imagem em Movimento foram prorrogadas até 29 de agosto. O edital, voltado para artistas audiovisuais do Maranhão e Pará, oferece bolsas de até R$ 18 mil por participante e tem como tema a memória afetiva e as vivências comunitárias ao longo dos 40 anos da Estrada de Ferro Carajás (EFC).
Os interessados devem preencher o formulário disponível no site mostramapa.com.br, anexando links para portfólio ou trabalhos anteriores e uma carta de apresentação. A seleção contemplará cinco artistas maranhenses e cinco paraenses, sob curadoria do coordenador-geral João Pacca. O resultado será divulgado em 2 de setembro.
Cada participante deverá produzir uma obra inédita em videoarte, inspirada no olhar sensível dos passageiros que utilizam diariamente a Estrada de Ferro Carajás. As criações serão adaptáveis ao formato de vídeo mapping e, ao longo da pré-produção, receberão acompanhamento de uma equipe multiprofissional.
A etapa final do projeto reunirá artistas, comunidades e obras para exibições ao ar livre nas fachadas históricas de São Luís e Belém, previstas para acontecer antes da apresentação da mostra em uma galeria viva em Brasília, em 2026.
Realizado pela OPACCA Produção de Imagem, o MAPA conta com apoio da Vale, por meio dos Recursos para Preservação da Memória Ferroviária (RPMF), e regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.