MARANHÃO - Com 80 anos de idade, o ator, cantor e professor de teatro José Araújo, um dos homenageados no MA Beach Film Festival, interpretará no dia 27/9, sexta-feira, às 19h, o monólogo “João Cândido: Herói do Povo!” no Quilombo Rumo, em Cururupu. O Festival Internacional de Cinema do Maranhão tem como tema a “Ancestralidade Negra & Direitos Humanos no Cinema e na Literatura” e desde o ano passado exibe mais de 50 filmes no litoral maranhense.
“Estou muito feliz e agradecido com a homenagem, ao lado da escritora Maria de Lourdes Siqueira, grande personalidade da literatura do Maranhão. É uma honra me apresentar em um dos palcos do Festival, que é o Quilombo Rumo”, diz o carioca, morador do Irajá.
O profissional das artes cênicas com mais de 50 anos de carreira ganhou texto escrito especialmente para a data. É assinado pelos dramaturgos Clóvis Corrêa e Alexandre Morcillo com música de Pedro Ivo Frota. A peça narrada a história de João Cândido sob a perspectiva de três personagens no palco, apenas com uma cadeira, que durante a apresentação vai servindo de adereço nas cenas.
“Queremos com o texto e a direção, contar um pouco sobre o “Almirante Negro” que liderou a Revolta das Chibatas, mas também seguir com um roteiro dinâmico para ressaltar o trabalho do ator octogenário, através das camadas dos personagens no solo. Araújo sobrevive da sua arte no teatro, cinema e televisão, no Brasil onde nem sempre valoriza essa fase da idade”, avisa Morcillo, que além de coautor é também o diretor do espetáculo.
José Araújo se reveza em personagens começando como um narrador, que mais parece um griot, contando a história que ainda criança ouvia de seu pai marinheiro, além de personificar o próprio João Cândido. “O espetáculo tem interação com a plateia o tempo todo, reforçando o tema ancestral com muita atualidade nas entrelinhas”, comenta Araújo.
MA Beach Film Festival
O Festival acontece entre os dias 23 e 28 de setembro em Comunidades Quilombolas da cidade de Cururupu (MA), com mostras competitivas, exibição de filmes, experiências literárias e oficinas de vídeo minuto. Segundo a coordenadora do festival, Milena Carvalho, o evento exibe resultado das oficinas em sessões exclusivas para quilombolas das comunidades de Aliança, Rumo, Condurús, Santa Rita, Oiteiro, Ceará, Rumo de Santa Maria, Cocal, Baiano e Vinagreira. “A ideia é colaborar com a preservação e divulgação da cultura local. Assim, as pessoas vão contar suas histórias em filmes, com o olhar e o sentimento de quem vive o dia a dia da cidade”, explicou a cineasta.
O homenageado de 2023 foi o cineasta Clementino Júnior, que é educador audiovisual e ambiental, doutor e mestre em educação. Neste ano, os homenageados são o ator José Araújo e a escritora Maria de Lourdes Siqueira.
José Araújo: o homenageado de 2024 é primo de Heitor dos Prazeres
Continua após a publicidade..
Nascido em 4 julho de 1944, no Rio de Janeiro, cresceu ouvindo rádio, na época o principal meio de comunicação de massa. O que mais lhe chamava atenção era a diversidade de gêneros musicais, que o rádio lhe proporcionava. Daí começou a se apresentar, cantando no parque de diversão, em São João de Meriti, onde passou parte da sua infância. Sua referência artística foi o primo Heitor dos Prazeres, a quem chamava de tio e pedia bênção, por ser mais velho. Já adulto, percorreu por vários programas de calouros de rádio e TV. Mas foi nos anos 50 no Renascença Clube que se descobriu ator. Atuou na peça Orfeu Negro (Vinicius de Moraes e Tom Jobim), seguindo em mais de 30 espetáculos teatrais, novelas e séries de TV e cinema.
Maria de Lourdes Siqueira; quilombola, escritora e doutora
É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, com especialização em Comunidades Latino-Americanas pela Nações Unidas CREFAL, Patzcuaro - México. Possui mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Antropologia Social e Etnologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, França. Realizou dois pós-doutorados: um na School of Oriental and African Studies da University of London e outro na University of South Africa.
Foi professora na Universidade Federal da Bahia, Conselheira do Conselho de Promoção da Igualdade da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e diretora de Estudo e Pesquisa da Fundação Palmares. Tem vasta experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Além disso, atuou como membro da comissão executiva nacional do Movimento Negro Unificado (MNU). Atualmente, é diretora da Associação Cultural Ilê Aiyê.
MA Beach Film Festival
A Yabá Filmes realiza um Festival Internacional de Cinema no Litoral Ocidental Maranhense, com a perspectiva de contribuir para o fomento e fruição, para os setores cultural, artístico e turístico da região. O foco é a economia criativa e desenvolvimento do Polo Floresta dos Guarás, considerando o potencial cenário cinematográfico das cidades litorâneas desta região do Estado do Maranhão.
Cururupu, município do Maranhão
É um dos portais de entrada para a Floresta dos Guarás ou Reentrâncias Maranhenses, no Litoral Ocidental do Maranhão. Cenário de belezas naturais como ilhas, praias, baías, manguezais e palco de manifestações artísticas e culturais como o bumba meu boi costa de mão e o tambor de crioula, além de uma rica culinária com destaque para a peixada e a camaroada.
O município preserva também histórias e lendas como a do touro encantado da Ilha de Lençóis e o pequizeiro da mulata, que marcam a memória de cururupuenses, e irá marcar a sua também.
Saiba Mais
- Começou o Festival de Cinema de Gramado
- Festival Experimental de Cinema: abertas inscrições para competições em mostras cinematográficas
- Barreirinhas recebe novo festival internacional de cinema em outubro
- Maranhenses são destaque em Festival de Cinema Negro
- Festival Varilux Em Casa oferece novos filmes franceses
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira